Técnico do Las Vegas Raiders, Antonio Pierce afirmou que sugeriria aposentadoria a Tua Tagovailoa, após o quarterback do Miami Dolphins sofrer a terceira concussão em dois anos na NFL.
Na derrota para o Buffalo Bills na última quinta-feira (12), o havaiano Tagovailoa precisou deixar o campo no terceiro quarto após ser atingido na cabeça pelo safety dos Bills Damar Hamlin.
O quarterback de 26 anos ficou atirado no gramado do Hard Rock Stadium, em Miami, e foi atendido pelos treinadores dos Dolphins. Após um tempo, Tagovailoa deixou o campo caminhando e foi substituído pelo quarterback reserva Skylar Thompson.
Pierce, técnico principal dos Raiders, afirmou que, se tivesse oportunidade, aconselharia Tagovailoa a deixar a NFL.
“Eu diria a ele que se aposentasse, isso não vale a pena”, disse o treinador a jornalistas, no dia seguinte. “Não vale a pena jogar o esporte. Eu nunca vi nada perto do que aconteceu com ele três vezes. É assustador. Você consegue ver no rosto dos outros jogadores, o senso de urgência para que Tua seja ajudado”.
Tagovailoa tem um triste histórico de concussões, passando por diferentes episódios na temporada de 2022. Em abril de 2023, ele afirmou que considerava se afastar do futebol americano “por um tempo” após os problemas de concussão.
“Ele vai viver por mais tempo do que jogar futebol. Cuide da sua família”, concluiu Pierce.
Já o treinador do Miami Dolphins de Tagovailoa, Mike McDaniel, disse que estava mais focado no bem-estar do quarterback do que com o futuro do time após o incidente.
“É importante que ele fique saudável dia após dia e, nisso, o melhor que eu posso fazer é não avaliar o que isso significa do ponto de vista do futebol”, afirmou McDaniel numa videoconferência, sexta-feira (13).
McDaniel também foi rápido ao se afastar de perguntar sobre uma possível ideia de aposentadoria por parte de Tagovailoa.
“Eu acho que seria muito errado de minha parte meter o nariz nisso”, respondeu McDaniel. “Você está falando sobre a carreira dele, certo? A carreira dele é dele”.
“A pessoa mais importante em toda essa equação é Tua”, seguiu. “A opinião dele e o que ele vai querer fazer com a vida e a carreira dele, junto com especialistas em neurociência, são os responsáveis por qualquer decisão”.