Todos os dias, em algum lugar do mundo, milhões de hambúrgueres do McDonald´s saltam da grelha. Vão parar em mãos apressadas que nem percebem o ritmo desta indústria.
O McDonald’s se tornou, por isso, uma rede de fast food popular e reconhecida no mundo inteiro. Atualmente tem mais de 40 mil unidades espalhadas por mais 120 países.
Quase 70 milhões de clientes são atendidos diariamente, o que gerou, somente em 2024, uma receita de US$ 25,9 bilhões. Com base em um informe da Investing, o jornal El Diario de NY, relatou quantos hambúrgueres são vendidos a cada dia em lanchonetes da marca.
A resposta é que, no mundo inteiro, o McDonald’s vende cerca de 6,5 milhões de hambúrgueres diariamente. Esse ritmo frenético de produção é quase uma coreografia.
Do total, 5,4 milhões são vendidos apenas nos Estados Unidos (EUA). Isso significa que as vendas anuais sejam de aproximadamente 2,4 bilhões de hambúrgueres.
Cada funcionário responsável pela grelha do McDonald’s vira uma hambúrguer a cada 10 segundos. Isso é um sinal da grande procura pelo alimento em qualquer parte do globo.
Entre os produtos mais populares está o Big Mac. O sanduíche, conta o jornal, foi lançado em 1967 pelo proprietário da franquia na Pensilvânia, Jim Delligatti.
Outro é o Quarteirão com Queijo, o único hambúrguer do cardápio do McDonald’s a ser preparada fresco, não congelado.
O estilo da marca se adaptou às exigências no país nos anos 1930, pós-Grande Depressão de 1929. Na ocasião, surgiu em forma de drive in como uma forma de gerar empregos e contribuir com o escoamento da produção de alimentos.
“Os irmãos McDonalds [Richard e Maurice], depois de estudos iniciaram uma série de modificações, a fim de otimizar e facilitar processos na cozinha e um atendimento ao cliente de forma ágil”, relata Paulo Henrique Jansen, em trabalho acadêmico na Universidade de Salvador.
McDonald´s global
Há variações exclusivas fora do país. São os casos do Butter Chicken Grilled Burger na Índia, do Big Brekkie Burger na Austrália e do ‘McVegan’ na Suécia. A variedade evidencia a globalização da empresa.
Os hambúrgueres, no entanto, não são os itens mais procurados, o que de certa forma é surpreendente. Eles são superados pelas batatas fritas, o acompanhamento mais comum.
O McDonald´s vende diariamente de 36 milhões de quilos de batata frita e é o líder mundial na comercialização desse item, com mais de 12 bilhões de quilos por ano.
O cardápio infantil também gera muitas vendas. Um exemplo são os Happy Meals Com cerca de 3,4 bilhões de unidades distribuídas anualmente.
O Happy Meal é um combo especial do McDonald’s criado para crianças. Lançado em 1979 nos EUA, ele é composto por um prato com uma opção de comida (como hambúrguer, nuggets ou cheeseburger), acompanhado de batatas fritas, bebida (geralmente refrigerante ou suco) e um brinquedo temático.