Missões espaciais tripuladas são uma realidade desde os anos de 1960, quando os seres humanos começaram a orbitar a Terra. No entanto, com a implantação da Estação Espacial Internacional (ISS), entre o fim do século passado e início deste, a presença de astronautas no espaço tem se tornado mais constante.
Construída entre 1998 e 2011 (e ainda em constante evolução), a ISS é um projeto de construção multinacional que resultou na maior estrutura individual que a humanidade já colocou no espaço. Ela tem sido continuamente ocupada por astronautas – e até por visitantes ocasionais – desde 2 de novembro de 2000.
Não pertencente a uma única nação, a ISS é um “programa de cooperação” entre Europa, EUA, Rússia, Canadá e Japão, totalizando 15 países – mas os membros principais são os EUA e a Rússia. O direito de tempo dos astronautas e de pesquisa na estação são alocados às agências espaciais de acordo com quanto dinheiro ou recursos (como módulos ou robótica) elas contribuem – e a NASA e a Roscosmos são as mais ativas em todos os aspectos.
Outro complexo laboratorial em órbita é a estação espacial Tiangong, pertencente à China. Desde 2021, quando começou a ser construída, a estrutura atualmente em forma de T recebe ininterruptamente trios de taikonautas (designação chinesa para astronautas) em missões de aproximadamente 180 dias de duração.
De vez em quando, algumas missões tripuladas ao espaço voam para outros destinos, além dos dois laboratórios orbitais, que circundam a Terra a cerca de 400 km de altitude. Foi o caso, por exemplo, da Polaris Dawn, uma empreitada da iniciativa privada que levou a humanidade mais longe no espaço desde a era Apollo – 1.215 km de distância do nosso planeta.
Como descobrir o número exato e quem são os astronautas no espaço
Com tanta rotatividade, é difícil saber exatamente quantas e quem são as pessoas que estão no espaço neste exato momento, não é mesmo? Sem dúvida, mas uma ferramenta online pode ajudar a matar essa curiosidade.
O site Who is in Space é um projeto criado pelo engenheiro e comunicador científico Destin Sandlin e o designer gráfico Geoff Barrett, ambos do canal Smarter Every Day.
No topo da página, ficam listadas as missões espaciais tripuladas ativas no momento da consulta. Nesta sexta-feira (1), por exemplo, há 13 pessoas no espaço, membros das missões Starliner-CFT, MS-26, Crew-9, Shenzhou-18 e Shenzhou 19. As duas últimas mencionadas estão a bordo da estação Tiangong, e as demais, na ISS.
Ao descer a barra de rolagem, o usuário tem acesso às fotos dos astronautas, separados por missão. Cada uma das fotos revela na legenda quanto tempo a referida pessoa já passou no espaço.