Antigamente, os seres humanos andavam descalços. Mas em algum momento da nossa história foram criados os primeiros sapatos. O objetivo, naquele momento, era proteger os pés de terrenos acidentados. Mas quando exatamente isso aconteceu?
Sapatos mais antigos já identificados
- Os cientistas já descobriram muitos sapatos antigos em todo o planeta.
- Entre eles estão exemplares de couro desenvolvidos há 5.500 anos na Armênia, sandálias de grama de 6.200 anos na Espanha e calçados de até 8.300 anos nos Estados Unidos.
- Mas o mais antigo já identificado têm mais de 10 mil anos e foi descoberto na caverna de Fort Rock, no centro de Oregon, atual território dos EUA.
- Apesar disso, pesquisadores acreditam que a invenção seja ainda mais antiga.
- É o que sugerem algumas pegadas fossilizadas.
- O grande problema é que as peles de animais, fibras vegetais e outros materiais usados para fazer os sapatos tendem a ser consumidos com o tempo.
- As informações são da Live Science.
Leia mais
Pegadas sugerem que humanos já usavam calçados há 150 mil anos
Um estudo realizado no ano passado encontrou vestígios fósseis em uma praia na África do Sul que podem ter sido resultado do uso de sapatos. E isso teria acontecido há 150 mil anos. As análises identificaram uma grande semelhança com pegadas humanas, exceto pela ausência de impressões dos dedos, sugerindo que quem criou as estampas estava usando algo para proteger os pés.
Segundo pesquisadores, os humanos da época sofriam constantemente com as variações de temperatura e com lesões provocadas por terrenos acidentados. É bom lembrar que nossos antepassados passavam boa parte da vida percorrendo longos trajetos em busca de alimento e refúgio.
Apesar da descoberta, nunca foi encontrada nenhuma evidência do calçado em si. A equipe acredita que o material utilizado, seja lá qual fosse, não tenha resistido ao tempo.
Os cientistas ainda tentaram criar um réplica de como seria o sapato antigo. Para isso, analisaram as sandálias usadas pelo povo indígena San moderno nas areias do deserto de Kalahari. Também examinaram uma arte rupestre de dois mil anos que mostrava um xamã usando sapatos.
Depois disso, os pesquisadores usaram os exemplares para comparar com as marcas deixadas na areia da África do Sul. Um modelo com design aberto, de sola dura, com trilhas feitas em areia úmida e moderadamente macia, se encaixou melhor nas pegadas. Apesar disso, novos estudos precisam ser realizados para tentar descobrir se de fato este povo antigo teria “fabricado” os primeiros sapatos da história.