A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou, nesta segunda-feira (04), a aula inaugural das turmas dos cursos de qualificação profissional no Povoado Gurupá Baixo. Os cursos são promovidos pelo Programa Qualifica Piauí, uma ação do Governo do Estado do Piauí, realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
A aula inaugural aconteceu na carreta multicursos da Sasc, a sala de aula das alunas nas próximas semanas. No povoado, foram formadas três turmas com os cursos oferecidos pelo programa: corte e costura e cabeleireiro. Ao todo, 60 mulheres se inscreveram para participar da profissionalização, o que demonstra o interesse do povoado em adquirir novas habilidades. A expectativa é que, ao final das aulas, as participantes estejam preparadas para ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo empreender em suas próprias iniciativas.
A coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica das Mulheres da Sempi, Louise Soares, lembrou que ainda há vagas para os dois cursos e que as inscrições podem ser realizadas no povoado. “Através dessa parceria entre Sempi e Sasc, buscamos avançar com os cursos de qualificação profissional e abranger novos povoados da capital”, explicou.
Aluna de uma das turmas de corte e costura, a senhora Terezinha disse que já domina algumas técnicas do ofício, mas com as aulas, irá aperfeiçoar. “É uma grande oportunidade para todas nós. Eu espero que traga benefícios não só para mim, mas para todas as colegas que também estão em processo de aprendizagem”, disse.