quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaQual é o tubarão mais rápido do mundo?

Qual é o tubarão mais rápido do mundo?

Apesar de não haver consenso sobre o assunto (com várias contestações), o megalodonte é considerado como um parente distante do atual tubarão-branco. As comparações costumam ser feitas em função da dieta e características semelhantes entre as espécies. E uma delas é: qual dos animais nada mais rápido?

Análise dos dentes revela quem era mais rápido

Pesquisadores realizaram um estudo exatamente para responder esta pergunta. Apesar da diferença significativa entre o enorme tamanho estimado do megalodonte e os tubarões de hoje, as duas criaturas eram bastante velozes nas águas.

A equipe analisou os dentes dos animais durante os trabalhos. Para isso, eles levaram em conta estudos anteriores que estimaram o tamanho e o espaçamento dos dentículos do megalodonte. E descobriram mais uma semelhança com o grande tubarão-branco.

A partir destes dados, os cientistas então estimaram a velocidade dos animais. Acredita-se que os dentes diminuam o arrasto e a turbulência dos tubarões enquanto nadam, o que significa que eles podem deslizar pela água mais rápido e sem criar tanto ruído. Por isso, a equipe se concentrou no espaçamento entre os dentes e na eficiência de redução do arrasto, bem como nos comprimentos do corpo dos tubarões.

Tubarão-branco pode atingir velocidades de até 5,7 metros por segundo (Imagem: wildestanimal/Shutterstock)

Os resultados mostraram que o megalodonte provavelmente caçava a velocidades de 5,9 metros por segundo, enquanto o grande tubarão-branco hoje é capaz de atingir até 5,7 metros por segundo. Isso significa que o animal pré-histórico levaria uma pequena vantagem nesta corrida.

No entanto, ambos os gigantes foram superados pelo tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) que teoricamente atinge velocidades de caça de 10,5 metros por segundo. As informações são do IFLScience.

mako shark
Mako Shark (Isurus oxyrinchus). Imagem: Rob Atherton/iStock

Leia mais

Modelo 3D do tubarão megalodonte (Imagem: J. J. Giraldo)

Os antepassados dos tubarões modernos

  • O megalodonte (Otodus megalodon) foi o maior tubarão que já viveu.
  • O animal podia medir até 20 metros de comprimento e estava no topo da cadeia alimentar oceânica há cerca de 20 milhões de anos atrás.
  • A extinção deles aconteceu há cerca de 3,6 milhões de anos.
  • Os registros mais comuns que temos destas criaturas são são os dentes.
  • Isso porque cada animal tinha cerca de 276 deles.
  • No entanto, a maioria desses fósseis é descoberta em terra perto de costas ou rios, em vez de no mar profundo, que raramente é explorado.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui