sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaQual é a temperatura de cada planeta do Sistema Solar?

Qual é a temperatura de cada planeta do Sistema Solar?

Já imaginou ir dormir sob um frio congelante de -180 °C e acordar pela manhã sob um escaldante calor de mais de 400 °C? Em alguns planetas do sistema solar essa é a rotina, a temperatura média nos oito planetas que orbitam o nosso sol depende de diversos fatores, que vão desde a distância para o Sol até a composição de sua atmosfera.

Leia também:



Quanto mais próximo do Sol, maior é a energia recebida pelo corpo celeste, levando a temperaturas mais elevadas. Porém, a densidade de sua atmosfera também é importante, pois é responsável por manter esse calor.

Os gases atmosféricos também exercem a função de regulação térmica. Dióxido de carbono e vapor de água agem como vidros de uma estufa, retendo o calor recebido pela radiação solar. Por isso é dado o nome de Efeito Estufa a esse fenômeno. Em contraste, planetas com composições diferentes de atmosfera apresentam amplas variações de temperatura durante o dia e a noite.

As características geológicas, como presença de oceanos, lagos e desertos também influenciam a distribuição e a absorção do calor em um planeta. Superfícies com maior capacidade de refletir a luz solar, como polos congelados, geleiras e topo de montanhas tendem a ser mais frias. Já áreas com maior potencial de absorção de calor como florestas úmidas e desertos podem atingir altas temperaturas.

Sendo assim vamos descobrir as temperaturas de cada um dos planetas do nosso sistema solar?

Urano

Crédito: Sebastian_Photography – Shutterstock

Urano, nosso sétimo planeta, é outro gigante gasoso. Com temperaturas absurdamente baixas, aproximando-se de – 224 °C. Sua atmosfera espessa (composta de cristais de água congelada, amônia e metano) reflete boa parte da pouca radiação solar que chega ao planeta, e a distância do Sol só contribui para que essas condições extremas se mantenham.

Netuno

Imagem do planeta Netuno
Assim como Urano, Netuno recebeu esse nome pela sua cor (Imagem: Reprodução)

Além de ser um gigante gasoso, o oitavo planeta do sistema solar, Netuno, está situado nos confins do sistema. Suas temperaturas extremamente frias, em torno de -214 °C, são resultantes de sua grande distância do Sol.

Saturno

imagem de uma violenta tempestade em Saturno
Mancha no topo da imagem é uma arara observação de uma violenta tempestade em Saturno (Imagem: NASA/JPL – Caltech/SSI)

Conhecido por seus impressionantes anéis, Saturno é o sexto planeta e um gigante gasoso. Suas temperaturas médias em torno de -185 °C são atribuídas à sua considerável distância do Sol.

Júpiter

Comparação precisa do tamanho da Terra e de Júpiter (Imagem: Cláudio Caridi/Shutterstock)

O quinto e o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, também é um gigante gasoso. Suas temperaturas frias, com médias em torno de -145 º C, são influenciadas pela sua posição mais distante do Sol.

Marte

Quarto planeta em distância do Sol, Marte é um planeta rochoso com temperaturas médias de -63 ºC. Acredita-se que marte já possuiu oceanos, mas em algum momento seu núcleo esfriou e sua atmosfera quase se desfez. Com tempestades de areia que podem durar meses, sua atmosfera fina contribui para as variações de temperatura entre o dia e a noite.

Terra

planeta terra visto do espaço
Divulgação: NASA

Terceiro planeta a partir do sol, nossa casa Terra possui uma atmosfera rica, além de uma superfície com variadas coberturas minerais e vegetais. Com isso conseguimos manter as temperaturas médias globais em torno de 15 °C, proporcionando condições ideais para a vida como a conhecemos.

Mercúrio

mercúrio planeta
Divulgação: NASA

Apesar de ser planeta mais próximo do Sol, Mercúrio não é o mais quente. O pequeno planeta experimenta temperaturas extremas. Durante o dia, as temperaturas médias atingem cerca de 430 ºC, enquanto, nas noites frias, caem para aproximadamente -180 ºC, devido à falta de uma atmosfera significativa para reter o calor.

Vênus

Planeta Vênus
(Imagem: NASA/JPL)

O segundo planeta em relação ao sol, Vênus é notável por seu intenso efeito estufa, tornando-o o mais quente do Sistema Solar. Com uma atmosfera composta por mais de 96% de dióxido de carbono, Vênus é também o planeta com a atmosfera mais densa, a pressão atmosférica na superfície do planeta chega a ser 92 vezes maior do que a da terra. E tudo isso contribui para que as temperaturas superficiais possam atingir até 465 graus Celsius, devido à retenção de calor pela sua atmosfera densa de dióxido de carbono.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui