O raio nada mais é do que uma descarga elétrica de alta intensidade que se formam geralmente durante uma tempestade, que pode ser formado entre nuvens ou entre a nuvem e o solo por conta das partículas com cargas negativas da nuvem e as partículas com cargas positivas do solo.
Quando uma pessoa é atingida por um raio, a chance de sobrevivência é muito baixa, já que a carga elétrica fica em torno de 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Mas qual a sensação de ser atingido por um raio?
Qual a sensação de ser atingido por um raio?
Os principais sintomas que levam 10% das pessoas atingidas por um raio a morrerem é por conta da interrupção da respiração e das batidas do coração. É possível que o coração retome seus batimentos, no entanto, se a respiração também não voltar, o organismo fica sem oxigênio, e sem ele o coração vai parar novamente.
O sistema nervoso também pode ser danificado, e se a carga elétrica atingir o cérebro, pode causar convulsões, perda de consciência, entre outros sintomas. Por se tratar de uma corrente elétrica, também pode haver queimaduras na pele e, em alguns casos, nos tecidos internos também, apesar do último ocorrer com menos frequência, já que o contato com a descarga elétrica dura apenas alguns milissegundos.
O corpo continua com carga após ser atingido?
Não. Há a possibilidade de alguém ser atingido pela carga elétrica de um raio caso esteja perto ou tocando um objeto que foi atingido pelo raio, mesmo que ele não tenha atingido o indivíduo diretamente, em um fenômeno chamado de descargas laterais.
Contudo, caso uma pessoa seja atingida por um raio, ela não apresenta nenhum perigo de passar essa carga para outros. Aqueles que estão à volta da vítima, podem oferecer socorros para ela sem medo, garantir que ela não está mais exposta a outros acidentes e acionar o corpo de bombeiros através do número 193 o quanto antes.