Quem já visitou o Zoológico de São Paulo, ou algum outro, e viu um avestruz, sabe que ele é a maior ave do mundo. Alguns machos dessa espécie podem alcançar impressionantes 2,80 metros de altura!
A pergunta do título, no entanto, diz respeito apenas às aves que voam — e o avestruz não entra nessa lista (até porque não é fácil tirar cerca de 140 quilos do chão).
Leia mais
O detentor desse título de maior pássaro voador do mundo pertence a uma espécie da família Gruidae, que tem como principal característica a capacidade de migrar por grandes distâncias.
E, como citei o Zoo de São Paulo no início, o local abriga um primo distante do maior pássaro voador do mundo. O grou-coroado é natural do sul da África. O nosso campeão, por sua vez, atende pelo nome de grou-sarus e vive no sudeste da Ásia e norte da Austrália.
Altura de um adulto e comportamento peculiar
- O grou-sarus ou grou-indiano pode alcançar 1,80 metros de altura, além de contar com uma envergadura de cerca de 2,50 metros.
- A principal diferença dele para o avestruz é o peso: enquanto um marca até 140 quilos, o grou varia entre 5 e 12 quilos apenas.
- Esse é um dos motivos pelo qual um voa e o outro não.
- O grou-sarus, aliás, voa bem rápido: pode atingir até 72 km/h.
- Entre outras características, ele é onívoro e se alimenta de peixes, insetos, plantas e sementes.
- A espécie também possui um comportamento de cortejo bem extravagante.
- Para atrair a atenção de parceiros (e potencialmente estabelecer territórios), os grous- indianos são conhecidos por fazerem elaboradas exibições de dança.
- Além disso, eles emitem um som tão alto que parece uma trombeta.
- E é alto de verdade: as caixas vocais dessas aves são tão poderosas que seus chamados podem ser ouvidos a vários quilômetros de distância.
- A nota triste é a espécie consta como Vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
- Apesar de ter poucos predadores naturais, o grou-sarus está ameaçado pela perda de habitat devido à agricultura, além de envenenamento por pesticidas e caça e coleta de ovos.
As informações são do IFL Science.