Em algum momento da história, nossos ancestrais decidiram se urbanizar, criando metrópoles para viver e trabalhar. Algumas das cidades antigas ainda existem, mas qual delas é a mais velha? Identificar isso é desafiador, mas aqui estão algumas das principais candidatas, segundo mostra o IFL Science.
Jericó, Palestina
- Com cerca de 11 mil anos, Jericó é uma das cidades mais antigas conhecidas e, talvez, a candidata mais forte como líder do posto de mais antiga;
- Evidências arqueológicas mostram que a área teve vários assentamentos ao longo dos milênios, com suas famosas muralhas datando de cerca de 9000 a.C.;
- No entanto, a cidade pode não ter sido habitada continuamente, pois foi abandonada em certos períodos;
- As estruturas antigas estão localizadas em Tell es-Sultan, a cerca de 2 km do centro atual.
Damasco, Síria
Damasco apresenta vestígios de habitação que remontam entre 8000 e 10000 a.C., segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Contudo, a cidade só se tornou importante centro urbano no terceiro milênio a.C.
Aleppo, Síria
Aleppo tem evidências de civilização que datam do século X a.C., mas acredita-se que foi permanentemente habitada desde o sexto milênio a.C. Já no segundo milênio a.C., era importante centro comercial.
Faium, Egito
Fundada como Shedet e conhecida como “Crocodilópolis”, Faium apresenta habitação desde 7200 a.C., com comunidade agrícola surgindo no sexto milênio a.C., tornando-a a cidade mais antiga do Egito.
Outras cidades notáveis incluem Biblos e Beirute, no Líbano, e Susa, no Irã, todas com histórias de habitação que datam de milênios.
Embora não haja resposta definitiva para a cidade mais antiga do mundo, podemos afirmar que a cidade mais antiga das Américas, localizada na Flórida, é anterior à fundação dos Estados Unidos.