domingo, julho 7, 2024
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Qual combustível é usado em navios?

Os mares são vastos e misteriosos, mas quando se trata da propulsão de navios, a questão dos combustíveis é uma clara realidade. Em um mundo onde a sustentabilidade ambiental se tornou uma prioridade, a indústria marítima enfrenta desafios significativos para encontrar combustíveis mais limpos e eficientes. Conheça o principal combustível usado em navios, sua origem e impacto ambiental em comparação com gasolina e álcool.

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O combustível dominante: Bunker oil

No coração da propulsão marítima encontra-se o “bunker oil” ou óleo combustível. Este é o principal combustível usado em navios, especialmente em embarcações de grande porte, como petroleiros e porta contêineres. O bunker oil é um resíduo pesado do processo de refino de petróleo, caracterizado por sua alta viscosidade e teor de enxofre. A escolha desse combustível não é apenas devido à sua disponibilidade abundante, mas também ao seu custo relativamente baixo em comparação com alternativas mais limpas.

Ele é um subproduto da indústria petrolífera, resultante do processo de refino de petróleo bruto. Durante o processo de destilação, os resíduos mais pesados e viscosos são separados e coletados para formar o bunker oil. Essa origem está diretamente ligada à dependência da indústria marítima em relação aos derivados do petróleo.

Havila Kystruten/Divulgação

Impacto ambiental do combustível de navios

O bunker oil, embora seja uma fonte eficiente de energia para navios, apresenta sérios desafios ambientais. Um dos principais problemas associados a esse combustível é o alto teor de enxofre. Quando queimado, o bunker oil libera dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera, contribuindo para a poluição do ar e a formação de chuva ácida. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), contribuem para as mudanças climáticas.

Comparado à gasolina e ao álcool, o bunker oil é geralmente considerado mais prejudicial ao meio ambiente. No entanto, a escala massiva da indústria de transporte marítimo torna essas emissões significativas e motivo de preocupação ambiental global.

Alternativas mais sustentáveis

Dentro desse contexto, a busca por alternativas mais verdes e sustentáveis para combustível de navios ganha destaque. Diversas opções estão sendo exploradas para mitigar os impactos ambientais da navegação. Algumas das alternativas promissoras incluem:

  • Gás Natural Liquefeito (GNL): O GNL é uma opção mais limpa em comparação com o bunker oil. A queima de GNL resulta em emissões significativamente menores de enxofre e material particulado, tornando-o uma escolha mais ambientalmente amigável para combustível de navios.
  • Biocombustíveis Marítimos: Derivados de fontes renováveis, como algas e óleo de palma sustentável, os biocombustíveis marítimos visam reduzir as emissões de carbono. Embora haja desafios em relação à produção em escala e impactos indiretos, essa opção continua sendo estudada como uma alternativa sustentável.
  • Hidrogênio: O hidrogênio emerge como uma opção intrigante para a navegação verde. Quando usado em células de combustível, o hidrogênio produz eletricidade sem emissões de poluentes atmosféricos, sendo uma opção limpa e eficiente.
  • Energia eólica e solar: Tecnologias como velas rotativas e painéis solares estão sendo incorporadas para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Essas soluções, embora não sejam adequadas para todos os tipos de embarcações, oferecem uma abordagem mais sustentável em determinados contextos.
Imagem: Reprodução/Airbus

Embora as alternativas sustentáveis mostrem promessas, a adoção em larga escala enfrenta desafios significativos. Custos iniciais elevados, infraestrutura limitada, e a necessidade de regulamentações e padrões globais são alguns dos obstáculos a serem superados. A indústria marítima está trabalhando em conjunto com governos e organizações internacionais para enfrentar esses desafios e tornar as alternativas sustentáveis uma realidade prática.

Em conclusão, o combustível predominante em navios, o bunker oil, tem implicações ambientais significativas. No entanto, a busca por alternativas mais verdes está impulsionando a indústria marítima em direção a um futuro mais sustentável. O GNL, biocombustíveis, hidrogênio e energias renováveis estão emergindo como soluções promissoras, cada uma com seus próprios desafios e benefícios.

À medida que a conscientização ambiental cresce e as pressões regulatórias aumentam, a indústria de transporte marítimo está sendo instigada a buscar inovações e adotar práticas mais ecológicas. O desafio agora é equilibrar as necessidades da navegação global com a responsabilidade ambiental, buscando uma harmonia entre eficiência econômica e sustentabilidade. O futuro da propulsão marítima está, sem dúvida, atrelado à capacidade de adotar combustíveis mais limpos e tecnologias inovadoras.

Via Olhar Digital

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