Hoje é sábado, 11 de maio de 2024 e a Lua de hoje está na fase Nova, faltando 4 dias para a Lua Crescente e com 13% de visibilidade. Veja o calendário completo de fases da Lua em maio.
Lua hoje: confira o calendário completo de maio
As fases da Lua no mês de maio de 2024 começaram já no dia 1 com a chegada da Lua Minguante e o fim da Lua Cheia de abril. A mudança ocorreu às 8h27.
Já no dia 8 foi a vez da Lua Nova, à 00h21. A Lua Crescente surge às 8h48 do dia 15 deste mês. As fases da Lua do mês de maio contam ainda com a Lua Cheia, no dia 23 às 10h53. Para terminar tem uma nova Lua Minguante, dia 30 às 14h12.
É importante destacar que esse calendário considera o horário de Brasília. As informações sobre as fases da Lua do mês de maio são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ciclo lunar do mês de maio
- Minguante: 1 de maio à 0h27
- Nova: 8 de maio às 00h21
- Crescente: 15 de maio às 8h48
- Cheia: 23 de maio às 10h53
- Minguante: 30 de maio às 14h12
O que são as fases da Lua
As fases lunares foram observadas e estudadas ao longo da história, e influenciaram diversas culturas, práticas religiosas e até mesmo atividades cotidianas, como a agricultura, a pesca e a navegação.
Esse ciclo é contínuo e se repete aproximadamente a cada 29,5 dias. No entanto, a aparência da Lua pode ser influenciada por fatores como a posição da Lua em sua órbita elíptica e a orientação do eixo da Lua em relação à Terra, o que pode causar variações no tamanho e na aparência das fases lunares.
A Lua teria virado do avesso?
A Lua se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, possivelmente quando um planeta menor colidiu com a Terra, lançando material derretido para o espaço até que ele eventualmente uniu-se para formar o satélite. Alguns pesquisadores apontam que pouco depois disso, há 4,2 milhões de anos a Lua virou-se do avesso para criar a superfície lunar. No entanto, não se sabia como esses eventos se sucederam, pelo menos não até agora.
Não existem muitas evidências que esclareçam como se deu a sequência desses eventos. Mas um estudo publicado recentemente na Nature Geoscience, com a ajuda de dados de pesquisa anterior