sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaQual a fase da Lua hoje? 09/05/2024

Qual a fase da Lua hoje? 09/05/2024

A Lua hoje, quinta-feira, 9 de maio de 2024, está na sua fase Nova, 3,01% visível e crescendo. Faltam 6 dias para entrarmos na fase da Lua Crescente. Confira o calendário completo de fases da Lua em maio.

Lua hoje: o que esperar do mês de maio?

Dia 8 deste mês começou a fase de Lua Nova. A próxima é a Lua Crescente, no dia 15 às 8h48. A Lua Cheia começa às 10h53 do dia 23. Maio termina ainda com mais uma Lua Minguante no dia 30, às 14h12.  As informações são do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet)

O que são as fases da Lua

As fases lunares foram observadas e estudadas ao longo da história, e influenciaram diversas culturas, práticas religiosas e até mesmo atividades cotidianas, como a agricultura, a pesca e a navegação.

Esse ciclo é contínuo e se repete aproximadamente a cada 29,5 dias. No entanto, a aparência da Lua pode ser influenciada por fatores como a posição da Lua em sua órbita elíptica e a orientação do eixo da Lua em relação à Terra, o que pode causar variações no tamanho e na aparência das fases lunares.

Lunação: a cada 29,5 dias (em média), a Lua inicia um ciclo lunar, que começa na fase nova e se encerra na minguante. Imagem: Elena11 – Shutterstock

Ciclo lunar do mês de maio

  • Minguante: 1 de maio à 0h27
  • Nova: 8 de maio às 00h21
  • Crescente: 15 de maio às 8h48
  • Cheia: 23 de maio às 10h53
  • Minguante: 30 de maio às 14h12

A Lua teria virado do avesso?

A Lua se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, possivelmente quando um planeta menor colidiu com a Terra, lançando material derretido para o espaço até que ele eventualmente uniu-se para formar o satélite. Alguns pesquisadores apontam que pouco depois disso, há 4,2 milhões de anos a Lua virou-se do avesso para criar a superfície lunar. No entanto, não se sabia como esses eventos se sucederam, pelo menos não até agora.

Não existem muitas evidências que esclareçam como se deu a sequência desses eventos. Mas um estudo publicado recentemente na Nature Geoscience, com a ajuda de dados de pesquisa anterior

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui