Você sabe quais são os tipos de câmbio automático que existem no mercado brasileiro? Muitos motoristas buscam substituir o pedal da embreagem por uma forma mais fácil de controlar a velocidade do carro, não é? Entretanto, uma grande parte desse público desconhece as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de câmbio automático. Apesar de ser um assunto pouco conhecido, essa escolha pode ser determinante para o funcionamento do carro e para o seu bolso.
Apesar de ser difícil notar a diferença entre os tipos de câmbio automático na prática, o sistema por trás dos câmbios presentes nos veículos pode ser muito diferente. Veremos quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Automático
O câmbio automático é um tipo mais complexo do que o câmbio manual. Ele funciona com um conjunto de discos – sendo que cada marcha representa uma quantidade de discos que se fecham. Os discos funcionam junto com um conversor de torque, que acopla o motor à caixa de transmissão. Como ele desliza de forma mais lenta do que o acoplamento de uma embreagem, o carro leva mais tempo nas passagens de marchas – aumentando o consumo.
Ele oferece a vantagem de evitar os “trancos” comuns em trocas de marcha erradas em veículos manuais e também problemas na caixa de transmissão. Além disso, sua durabilidade tende a ser maior em comparação com outros tipos de transmissão. Porém, sua complexidade e os altos custos de manutenção, bem como o consumo elevado de combustível devido ao tempo gasto na passagem de marchas, são desvantagens significativas.
Câmbio Automatizado de dupla embreagem
O câmbio automatizado de dupla embreagem é um tipo de câmbio automático que utiliza duas embreagens que atuam no lugar do conversor de torque. Um grande disco de embreagem aciona as marchas pares e a marcha ré, enquanto outro menor aciona as marchas ímpares. Com a utilização desses dois discos, enquanto uma marcha está engatada, a próxima já está pré-acionada – reduzindo o tempo gasto na troca das marchas.
Suas vantagens incluem a velocidade na troca de marchas e a redução no consumo de combustível. No entanto, seu custo inicial mais elevado e a necessidade de mão de obra especializada para a manutenção são desvantagens importantes a serem consideradas.
CVT (Transmissão Continuamente Variável)
O CVT – Continuously Variable Transmission (Transmissão Continuamente Variável) não trabalha com engrenagens ou discos – fazendo uma ligação direta entre o motor e os eixos. Como não existem marchas pré-definidas, o motorista não percebe a mudança de uma para outra, e a transmissão está sempre na faixa de aproveitamento máximo do motor.
Suas vantagens incluem o conforto na direção do carro, melhoria do desempenho do veículo e redução do consumo de combustível. No entanto, veículos equipados com CVT tendem a ter um preço mais elevado em comparação com outros tipos de câmbio automático, além da necessidade de troca regular do filtro de óleo e mão de obra especializada para a manutenção.
Qual é o melhor tipo de câmbio automático?
Agora que conhecemos os principais tipos de câmbio automático, surge a pergunta: qual é o melhor para você? A resposta pode variar dependendo das suas necessidades e preferências. Se você busca conforto e suavidade nas trocas de marcha, o câmbio automático tradicional pode ser a melhor opção para você. Por outro lado, se você valoriza a economia de combustível e o desempenho do veículo, o câmbio automático de dupla embreagem ou o CVT podem ser mais adequados.
Portanto, ao escolher o tipo de câmbio automático para o seu próximo carro, leve em consideração suas preferências de condução, seu orçamento disponível e a disponibilidade de serviços de manutenção especializada na sua região. Assim, você poderá desfrutar ao máximo da experiência de dirigir seu novo veículo, com um câmbio automático que atenda às suas necessidades e expectativas.