A franquia Persona, desenvolvida pela renomada Atlus, conquistou uma base de fãs fervorosa ao longo dos anos, combinando elementos de RPG, simulação de vida e uma narrativa densa e envolvente. Desde o seu início, a série tem sido aclamada pela crítica, mas nem todos os títulos receberam o mesmo nível de reconhecimento. Por isso separamos os melhores e piores jogos da franquia Persona, de acordo com a avaliação da crítica especializada.
A franquia Persona se originou como um spin-off da franquia Shin Megami Tensei e ganhou tanta popularidade que se tornou ainda mais famosa que a série original, ao ponto dela mesma possuir spin-offs focado em gêneros de luta, dança e outros. Boa parte desses Spin-offs não chegam ao mesmo nível dos jogos principais, mas ainda sim possuem seus méritos.
Piores jogos
Persona 4: Dancing All Night – Nota 76
Introduzindo uma mudança de gênero radical para a série, Persona: Dancing All Night recebeu uma recepção morna por parte da crítica. Embora tenha mantido o charme dos personagens e da trilha sonora cativante, muitos sentiram que o gameplay não era tão envolvente quanto os títulos principais da série. Esse é um dos muitos jogos de ritmo da franquia que passaram despercebidos pelos fãs menos apaixonados pela franquia.
Persona 2: Innocent Sin – Nota: 75
Apesar de ser um título importante na cronologia da série, Persona 2: Innocent Sin não alcançou o mesmo nível de sucesso crítico que seus sucessores. Alguns críticos apontaram problemas com o enredo e a jogabilidade datada, o que impediu o jogo de se destacar entre os melhores da série.
Persona 5 Tactica – Nota: 74
Foi gerado uma certa expectativa em torno de Persona 5 Tactica, que é um Spin-off do quinto jogo numerado da franquia, pois ele traria o mundo que conhecemos para o estilo de RPG tático. Apesar dos elogios a respeito do seu mundo e da progressão de aprendizagem, o jogo sofreu críticas a respeito de seus antagonistas nada memoráveis e uma dificuldade muito básica para o jogo.
Persona 3: Dancing in Moonlight – Nota: 73
Outro jogo da série de spin-offs de dança, Persona 3: Dancing in Moonlight recebeu críticas mistas devido à sua falta de conteúdo substancial fora da jogabilidade de dança. Embora os fãs possam apreciar a trilha sonora e os visuais, o jogo pode não oferecer profundidade suficiente para manter o interesse a longo prazo, ainda mais tendo em mente que a franquia é originalmente um RPG conhecido pela sua quantidade de conteúdo.
Persona 5: Dancing in Starlight – Nota: 72
E temos mais um jogo de ritmo na lista. Assim como seu predecessor, Persona 5: Dancing in Starlight foi criticado por sua falta de conteúdo além das mecânicas de dança. Embora os fãs possam se divertir com as coreografias e as músicas, o jogo sofre do mesmo mal dos outros jogos nesse estilo, sendo pouco inovador e ficando enjoativo com o tempo.
Melhores jogos
Persona 3 Reload – Nota : 88
A Atlus pegou os fãs de surpresa ao anunciarem o lançamento de um remake do clássico Persona 3, o preferido de muitos fãs de longa data da série. O jogo foi muito elogiado por melhorar em todos os aspectos o que já era bom anteriormente, além de adicionar novos conteúdos em relação aos jogos originais, mas manteve alguns defeitos presentes anteriormente.
Persona 3 FES – Nota: 89
Considerado por muitos fãs como um dos melhores jogos da série, Persona 3: FES expande o enredo e a jogabilidade do jogo original com novos conteúdos e melhorias significativas. Com uma história envolvente, personagens memoráveis e mecânicas de combate estratégicas, este título continua a ser um favorito entre os fãs de RPG.
Persona 3 Portable – Nota: 89
Esta versão portátil de Persona 3 trouxe novas adições à jogabilidade, permitindo aos jogadores experimentar a história cativante do jogo de uma nova perspectiva. Com a capacidade de jogar como uma protagonista feminina e outras melhorias de qualidade de vida, Persona 3 Portable conquistou tanto os fãs quanto os críticos.
Persona 4 Golden – Nota: 93
Uma versão aprimorada do jogo original, Persona 4 Golden foi aclamado como um dos melhores RPGs de todos os tempos. Com uma história emocionante, personagens bem desenvolvidos e uma variedade de atividades para os jogadores explorarem, Persona 4 recebeu elogios por sua profundidade e o fator replay absurdo que o jogo possui.
Persona 5 Royal – Nota: 95
Esta versão expandida e aprimorada do jogo original elevou Persona 5 a novos patamares de excelência. Com adições significativas à história, novos personagens e mecânicas de jogo refinadas, Persona 5 Royal recebeu aclamação universal da crítica e dos fãs, solidificando seu lugar como um dos melhores jogos da franquia e do gênero RPG, além de ter elevado a série a outro nível e conquistando novos fãs para a franquia.
Persona é um raro caso onde uma série spin-off acaba se tornando muito mais popular que a sua franquia original. A série derivada de Shin Megami Tensei
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.