Na escola, aprendemos que os animais mamíferos dão à luz ao expelir o filhote de dentro de si e que o amamentam regularmente até que eles cresçam e possam comer por si mesmos. Mas, apesar das características principais, algumas espécies expelem ovos e não os filhotes inteiros, e não possuem mamilos para alimentá-los. Mas por que isso acontece e quais são os mamíferos que botam ovos? Confira mais informações a seguir.
Leia mais:
O que são os animais mamíferos?
Segundo à ciência, os principais aspectos dos animais mamíferos é a presença de pelos no prolongamento do corpo e glândulas mamárias, as quais produzem o leite que será o primeiro alimento dos filhotes pós-nascimento. Seguindo esta regra, podemos exemplificar os seres humanos, macacos, morcegos, cachorros, gatos e muito mais.
Contudo, os animais aquáticos não costumam apresentar pelos, e mesmo assim podem ser mamíferos. Um grande exemplo é a baleia, que reproduz o filhote expelindo-o inteiro de si e o amamenta, embora não detenha uma pelagem pelo corpo. Entretanto, é possível que, além das baleias, haja algum mamífero com aspectos não convencionais? Veja a seguir.
Quais mamíferos botam ovos?
A resposta mais clássica para essa pergunta, sem dúvida, é o ornitorrinco (imagem acima). Esse bichinho é o verdadeiro Frankstein versão animal: tem bico grande e achatado, como o de um pato; o corpo é peludo e hidrodinâmico, como o das lontras; e a cauda é similar a dos castores. Apesar disso, ele não tem parentesco genético com nenhum destes animais.
A coisa fica mais estranha quando descobrimos que eles são ovíparos, ou seja, põem ovos, mas também possuem glândulas mamárias. E apesar dessas glândulas, não tem mamilos: isso porque o leite para “amamentação”, que vai nutrir os filhotes, é armazenado na barriga e liberado pelos poros do local como se fosse suor, o que obriga as crias a lamberem esse “suor” para se alimentarem.
Além deles, também podemos citar os equidnas, que mais parecem o cruzamento entre uma toupeira e um porco-espinho (imagem acima). Assim como os ornitorrincos, os equidnas não tem mamilos, então, as glândulas mamárias secretam o leite pelos poros, o que força os filhotes a lamberem a mãe para se alimentar.
O corpo deles é envolto por espinhos afiados, essenciais para manter os predadores à distância: inclusive, os equidnas se transformam numa bolinha, como os tatus, para proteger as regiões mais sensíveis de seu corpo e deixar à mostra apenas os espinhos. Sua língua é grande e gosmenta, perfeita para se alimentar de formigas, como o tamanduá.
Diferente do ornitorrinco, que enterra os ovos em um túnel de 30 metros e os espero chocar, os equidnas tem aspectos dignos de um marsupial: detém uma “bolsinha”, similar a dos cangurus, usada para chocar o ovo e manter o filhote protegido ali pelo tempo certo.
Ao todo, há cinco espécies de mamíferos que botam ovos, sendo uma delas o ornitorrinco e as demais fazem parte dos equidnas.