Ano novo, velhos vencedores. Pelo menos foi assim que 2025 começou no setor automotivo. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que a Fiat Strada foi, pela quinta vez consecutiva, o veículo mais vendido do país.
A picape fechou 2024 com 144.694 emplacamentos. Foram quase 5 mil unidades a mais do que o segundo colocado, o Volkswagen Polo. A diferença caiu um pouco em relação aos anos anteriores, mas nada que tenha incomodado o Grupo Stellantis.
Leia mais
Completam o Top-5 de vendas o Chevrolet Onix, que teve 97.508 exemplares comercializados no ano passado; o Hyundai HB20, com 97.083; e o Fiat Argo, com 91.146 unidades.
No geral, as vendas foram melhores para o setor em 2024. Ao todo, foram 2.483.696 veículos leves (automóveis e comerciais leves) vendidos, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Foi também o quarto ano seguido de alta após o tombo sofrido com a pandemia, em 2020.
Confira a lista completa dos 30 carros mais vendidos no Brasil em 2024
Posição | Modelo | Unidades vendidas |
1 | Fiat Strada | 144.694 |
2 | Volkswagen Polo | 140.187 |
3 | Chevrolet Onix | 97.508 |
4 | Hyundai HB20 | 97.083 |
5 | Fiat Argo | 91.146 |
6 | Volkswagen T-Cross | 83.997 |
7 | Chevrolet Tracker | 69.434 |
8 | Hyundai Creta | 69.122 |
9 | Fiat Mobi | 67.391 |
10 | Nissan Kicks | 60.467 |
11 | Chevrolet Onix Plus | 59.964 |
12 | Volkswagen Saveiro | 56.987 |
13 | Renault Kwid | 56.241 |
14 | Volkswagen Nivus | 55.928 |
15 | Jeep Renegade | 53.899 |
16 | Fiat Toro | 53.864 |
17 | Honda HR-V | 50.385 |
18 | Jeep Compass | 50.063 |
19 | Toyota Hilux | 50.026 |
20 | Fiat Fastback | 48.251 |
21 | Toyota Corolla Cross | 47.802 |
22 | Fiat Cronos | 44.395 |
23 | Fiat Pulse | 39.084 |
24 | Toyota Corolla | 37.731 |
25 | Hyundai HB20S | 37.338 |
26 | Volkswagen Virtus | 32.370 |
27 | Ford Ranger | 31.867 |
28 | Caoa Chery Tiggo 7 | 30.899 |
29 | Chevrolet Montana | 27.726 |
30 | Chevrolet S10 | 27.407 |
Algumas considerações
- Uma coisa que me chama bastante atenção é a presença massiva de picapes nessa lista.
- Eu, que moro em São Paulo, um grande urbano, não vejo esse número expressivo traduzido nas ruas.
- A explicação para isso é que esse tipo de veículo faz muito sucesso no campo e no interior – por uma questão de gosto, de trabalho e de necessidade.
- Outro ponto interessante que esse ranking nos mostra é que o brasileiro gosta muito de SUVs.
- T-Cross, Tracker e Creta ocupam posições importantes dentro dessa lista – estão no Top-10.
- E todos esses modelos venderam mais em 2024 do que os “populares” Fiat Mobi e Renault Kwid.
- E eu escrevi populares assim, pois carro virou quase artigo de luxo no Brasil atualmente (os preços falam por si).
- Também é bacana destacar a relevância que marcas mais antigas aqui no país continuam tendo no mercado.
- Fiat, Volkswagen e Chevrolet aparecem várias vezes nesse ranking.
- A Toyota, por sua vez, é um nome menos comum.
- E olha que a empresa japonesa é ano sim, ano não a montadora que mais vende em todo o mundo.
- Voltando a falar sobre categorias, o sedã mais vendido no Brasil foi o Chevrolet Onix Plus, mas ele ficou apenas na 11ª colocação.
E os elétricos?
Pois é, se você olhou o Top-30 na íntegra, percebeu que a relação não exibe nenhum eletrificado – nem elétrico nem híbrido. Isso mesmo com os EVs batendo recorde atrás de recorde de vendas no ano passado.
Isso mostra que ainda estamos atrás de vários outros países nesse assunto. O segmento avançou bastante no Brasil em 2024, mas está bem longe dos líderes.
O elétrico mais bem posicionado no ranking foi o BYD Dolphin Mini, que ocupou a 35ª posição, com 21.968 unidades comercializadas.
A chinesa BYD também teve o híbrido mais vendido do país no período: o Song Plus (41° da lista), com 18.033 unidades.
Destaque ainda para o GWM Haval H6 (42º), com 17.912, e para o BYD Dolphin (49º), com 15.213 emplacamentos no ano passado.