O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou para o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, e teve cerca de 20 minutos de duração.
De acordo com o Palácio do Planalto, o líder russo lamentou a ausência do brasileiro na reunião da cúpula do Brics. O encontro do bloco ocorre nesta semana, na cidade de Kazan, na Rússia.
Inicialmente, estava programado que Lula iria participar de forma presencial do evento. No último domingo, 20, no entanto, ele sofreu um acidente doméstico — caiu de um banco no banheiro do Palácio da Alvorada enquanto tentava cortar as unhas dos pés. Ele chegou a ter um traumatismo craniano leve. Nesta terça-feira, 22, médicos o liberaram para voltar ao trabalho.
Conforme o governo brasileiro, Putin quis saber o estado de saúde de Lula. No Brasil, o petista deverá participar de reuniões do Brics de forma remota.
Putin, Lula e decisões do Brics
A conversa entre Putin e Lula ocorreu no mesmo dia em que o Brics vetou a tentativa da Venezuela e da Nicarágua de aderirem ao bloco.
Sem Lula, a comitiva brasileira em Kazan conta com chefia do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ele chegou à Rússia nesta segunda-feira, 21.
O Ministro Mauro Vieira chegou na manhã de hoje a Kazan, na Rússia, para chefiar a delegação brasileira na reunião de cúpula do BRICS, entre amanhã e quinta-feira. O Brasil assumirá a presidência do bloco em 2025. pic.twitter.com/urIyqo6aPB
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) October 21, 2024