quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioInternacionalPutin perdoa assassino de jornalista em troca de atuação militar

Putin perdoa assassino de jornalista em troca de atuação militar

O presidente russo, Vladimir Putin, perdoou o assassino da jornalista Anna Politkovskaya por meio de um decreto presidencial, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. O crime ocorreu no dia do aniversário de Putin, em 7 de outubro de 2006, quando Sergei G. Khadzhikurbanov matou Anna a tiros no elevador do prédio onde ela morava, em Moscou.

O líder russo concedeu a anistia ao assassino, um ex-agente policial checheno, depois de ele atuar por seis meses na operação militar da Rússia na Ucrânia, quando o contrato expirou. Em 2014, somente oito anos depois do assassinato, a Justiça russa condenou Sergei a 20 anos de prisão.

Putin perdoa assassino jornalista
Sentença de 20 anos de prisão para Sergei diminuiu depois do acordo com o Ministério da Defesa da Rússia para lutar na Ucrânia | Foto: Reprodução/Twitter X/@chara_cam

Quem foi Anna Politkovskaya

A repórter escrevia para o Novaya Gazeta, jornal que virou alvo das leis de censura militar impostas pela Rússia depois da invasão na Ucrânia, em 2022. Segundo a BBC, Anna tecia críticas frequentes a Putin e sua liderança na Guerra da Chechênia (1994–1996).

O conflito completa, em dezembro, 29 anos de seu início. Foi ele que definiu a ascensão de Vladimir Putin, de espião da KGB a presidente da Rússia.

Não é a primeira morte de opositores

Sob o governo Putin, no poder desde 2012, houve outras mortes de seus opositores, como a do político Boris Nemtsov. Em 2015, ele foi baleado em uma ponte ao lado do Kremlin, segundo a Folha. Assim como no assassinato de Anna, o mandante do crime ainda é um mistério.

“Contrariando tratado que o Brasil assinou, Lula diz que Putin ‘não vai preso’ se vier ao país

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui