domingo, novembro 24, 2024
InícioInternacionalPutin diz que Rússia 'está pronta' para uma nova guerra mundial

Putin diz que Rússia ‘está pronta’ para uma nova guerra mundial

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia está preparada para um possível conflito mundial, desta vez, de natureza nuclear e potencialmente apocalíptica contra seus “antigos aliados do Ocidente”. Em evento de comemoração pelos 79 anos da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, Putin disse que vai tentar evitar um confronto global, mas avisou que suas forças estão prontas para o combate.

Em seu discurso na Praça Vermelha, Putin criticou as elites ocidentais que apoiam a Ucrânia contra a invasão russa, iniciada em 2022. Ele os chamou de “arrogantes”. O presidente ressaltou a importância da prontidão das ogivas nucleares russas.

Putin também lembrou da importância histórica da União Soviética na derrota dos nazistas, em 1945, que culminou com o fim da guerra. O país foi o que mais sofreu perdas durante o conflito, com cerca de 27 milhões de mortos. A rendição alemã ocorreu em 8 de maio de 1945, celebrado na Rússia em 9 de maio.

Preocupações da comunidade internacional

A fala de Putin contrasta com seu discurso moderado durante sua quinta posse como presidente. À época, ele mostrou disposição para dialogar com o Ocidente, mas enfatizou que a situação na Ucrânia representa um confronto entre forças que antes estavam unidas contra os nazistas.

A tensão entre Rússia e Ocidente se intensificou com a crise na Ucrânia, o que levou Putin a ordenar exercícios com armas nucleares táticas em resposta a propostas de envio de tropas estrangeiras para auxiliar Kiev.

Um militar ucraniano, com o rosto coberto, em um tanque de guerra
Apoio do Ocidente à Ucrãnia aumenta posição ofensiva de Vladimir Putin contra antigos aliados | Foto: Reprodução/Governo da Ucrânia

O presidente também ameaçou atacar alvos militares do Reino Unido em caso de uso de mísseis cedidos à Ucrânia contra território russo. A situação é acompanhada com preocupação pela comunidade internacional, devido ao risco de escalada do conflito.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui