segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioInternacionalPutin diz que Ocidente escolhe se vai querer diálogo ou conflito

Putin diz que Ocidente escolhe se vai querer diálogo ou conflito

Reeleito para o 5º mandato como presidente da Rússia, Vladimir Putin fez um discurso “amigável” na cerimônia de posse em Moscou, nesta terça-feira, 7.

Além de agradecer aos eleitores pelos resultados obtidos nas eleições, Putin disse que está aberto para dialogar com o Ocidente. Segundo ele, cabe aos países escolherem se vão querer a conversa ou o conflito.

“Não recusamos o diálogo com os países ocidentais”, afirmou Putin. “A escolha é deles: pretendem continuar a tentar restringir o desenvolvimento da Rússia, continuar a política de agressão e pressão incansável que têm seguido durante anos, ou procurar um caminho para a cooperação e a paz.”

No que diz respeito ao poderio militar russo, o mandatário disse que os países poderão optar pela estabilidade. Ele disse que é preciso respeitar as vontades e interesses de seu país. “Sem arrogância, presunção e exclusividade pessoal”, acrescentou.

Ao comentar o conflito com a Ucrânia, Putin afirmou que, para garantir a independência e o sistema sócio-político do país, é importante lembrar do “preço trágico da turbulência e convulsão interna”.

Ao terminar seu discurso de posse, Putin prometeu usar seus poderes como chefe de Estado para garantir que todas as pessoas que provaram lealdade e que “mostraram suas melhores qualidades humanas e profissionais” sejam recompensados com posições de liderança na administração pública e na economia.

Entre os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), somente a França enviou um representante para a posse de Putin em Moscou.

Putin ameaçou a Embaixada do Reino Unido

O discurso Putin foi considerado contido. A cerimônia aconteceu dias depois de a chancelaria russa ameçar alvos militares do Reino Unido caso os britânicos enviassem apoio bélico para a Ucrânia.

Putin disse que o embaixador britânico em Moscou, Nigel Casey, “foi avisado de que a resposta aos ataques ucranianos com armas britânicas contra o território russo poderia ser a qualquer base ou equipamento militar do Reino Unido dentro ou fora do território da Ucrânia”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui