quinta-feira, julho 4, 2024
InícioInternacionalPutin anuncia gasto militar recorde

Putin anuncia gasto militar recorde

Durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia nesta quarta-feira, 15, o presidente Vladimir Putin anunciou um gasto militar recorde desde a Guerra Fria. Serão destinados 8,7% de seu PIB à defesa em 2024, o maior percentual desde o colapso da União Soviética em 1991.

O presidente russo apresentou o novo ministro da Defesa, Andrei Belousov, que substitui Serguei Choigu, após mais de uma década no cargo. Choigu agora passa a atuar como secretário do conselho consultivo.

O investimento

Putin ressaltou a importância desse investimento.

“Certamente não é 13%, como era o caso na União Soviética, mas ainda é uma quantia sólida”, explicou o presidente russo, “um grande recurso, que nós temos de usar de forma muito cuidadosa e eficiente”.

Os 13% mencionados por ele referem-se ao gasto durante a Guerra Fria, nos anos 1980, impulsionado pela corrida armamentista com os Estados Unidos, que contribuiu para o desmantelamento do Estado soviético.

Histórico de gastos militares

Desde o fim da Guerra Fria, o gasto militar da Rússia diminuiu, variando entre 3% e 4% do PIB a partir de 1992, com uma queda acentuada para 2,7% durante a crise econômica de 1998.

Nos primeiros anos de Putin no poder, o gasto estabilizou-se em torno de 3,5%, mas aumentou após sua reeleição em 2012, alcançando 4,85% em 2015, um ano após a anexação da Crimeia.

Recentemente, o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) revisou a estimativa de 4% para 5,83% em 2023, e agora, Putin elevou ainda mais para 8,7% em 2024.

General fica no cargo

Durante o encontro, o presidente russo também confirmou a permanência do chefe do Estado-Maior, general Valeri Gerasimov, no cargo.

Gerasimov, considerado o cérebro por trás das decisões do ex-ministro Choigu, que apesar de não ser militar, alcançou a patente de general de exército, foi criticado pelo desempenho inicial da guerra.

“Eu quero deixar claro a todos: a unidade do trabalho de combate evoluiu”, disse Putin ao lado de Choigu e Belousov, “funciona de forma rítmica, opera de forma bem-sucedida e não há mudanças esperadas aqui”.

Ofensiva no norte da Ucrânia

Putin elogiou as recentes ações das forças russas, que estão em ofensiva no norte da Ucrânia,. A operação militar tem colocado a defesa ucraniana em uma situação crítica, segundo a inteligência militar de Kiev.

“As forças russas estão avançando em todas as frentes de acordo com o plano”, declarou Putin, “este ano fazendo avanços diários em todas as áreas”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui