Integrantes do PT querem orientar as campanhas municipais para evitar discussões sobre a chamada “pauta de costumes”.
A intenção é que os candidatos nas eleições deste ano apostem em discursos para mostrar principalmente as entregas do governo federal com obras e programas sociais.
Apesar de as eleições municipais terem como alvo as discussões locais, há um entendimento de que o pleito de 2024 vai refletir, em alguma medida, a polarização nacional entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A avaliação é que a direita mais conservadora tende a monopolizar mais o debate de costumes, como nas discussões sobre o direito do aborto. Esses temas costumam ter apelo entre evangélicos, por exemplo, eleitorado que o PT tenta atrair.
A alternativa para os petistas é apresentar os programas sociais que foram retomados na gestão petista, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, além de ressaltar novos projetos.
Nesse pacote, entra o pé-de-meia, uma bolsa para estudantes do ensino médio que o governo pretende começar a pagar em março.
Internamente, o PT pretende lançar até março uma campanha para militância. A ideia é mobilizar os petistas da base para participarem do processo eleitoral, além de incentivar a filiação de novos integrantes e a formação dos chamados “núcleos”, grupos internos do partido para deliberações locais.
Compartilhe: