O PSDB acusou o PT de ter parte na radicalização política que culminou no ataque à bomba na Praça dos Três Poderes. “Quando o PT falava em exterminar seus adversários, em bater neles nas urnas e nas ruas, ele estava plantando as sementes do extremismo do outro lado.”
As explosões em Brasília, “são sinais de que mais do que nunca nosso país precisa de moderação”, diz a nota oficial do partido, publicada nesta quinta-feira, 14.
PSDB fala em defesa da democracia
O partido social-democrata também afirmou que o combate ao radicalismo e o fim da polarização devem ser responsabilidade de todo o país. “Defender a democracia é o mínimo que devemos fazer, antes que o estado de coisas caia em um abismo do qual teremos muita dificuldade em sair.”
A sigla define a explosão de quarta-feira como fruto “da irracionalidade extremista de direita regada pelo extremismo de esquerda”. A bomba no aeroporto de Brasília em dezembro de 2022 e os atos do 8 de janeiro no mesmo pacote seriam frutos do mesmo fenômeno, completou a nota.
Vídeo mostra momento que autor de explosões atira artefatos
Câmeras de segurança mostram o momento em que o chaveiro Francisco Wanderley Luiz atira artefatos explosivos, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira, 13, em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Logo depois de agentes de segurança se aproximarem, ele joga um explosivo no chão e se deita por cima. A cena ocorreu por volta das 19h20 (horário de Brasília), e o homem morreu no local.
Outra explosão ocorreu em um carro estacionado perto do STF.O veículo pertencia a Luiz.
Segundo investigação, há a possibilidade de se tratar de um ataque coordenado remotamente. A polícia fez uma operação de varredura na região para identificar possíveis novos explosivos.