O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou uma baixo desempenho ao tentar se aproximar do público evangélico nas redes sociais. A nova campanha que a sigla lançou nesta quarta-feira, 28, tendo como inspiração o Mês da Família, ‘flopou’ na internet.
Até as 18h45 desta quinta-feira, 29, o vídeo, com pouco mais de 3 minutos de duração, alcançou apenas 6,7 mil visualizações no Instagram. Desse modo, para um perfil com 1,3 milhão de seguidores na plataforma, esse número é considerado pífio por analistas. O resultado, principalmente no YouTube, foi ainda mais constrangedor.
PT escala AGU como protagonista
Com 556 mil inscritos no canal, o vídeo somava 462 visualizações 23 horas depois de ir ao ar. O fiasco confirma, sobretudo, a dificuldade crônica do partido e de sua equipe de comunicação em compreender como funciona o ambiente digital e estabelecer conexão com o eleitorado evangélico, historicamente mais alinhado à pauta conservadora.
O vídeo exibe como protagonista o advogado-geral da União, Jorge Messias, membro da Igreja Batista. Ele se apresenta como cristão e, assim, defende valores associados à fé. “O cristão verdadeiro é o primeiro a defender a família”. Na sequência, reforça a importância de momentos em família, compartilhando a Palavra de Deus e os desafios do cotidiano.
“Compartilhar da mesa é um momento único, onde podemos falar da Palavra de Deus e também dos nossos problemas. E eu não consigo, como cristão que sou, conceber um mundo sem justiça social, sem combate à desigualdade e sem criação de oportunidades”, diz Messias, em clara tentativa de relacionar dessa forma alguns princípios cristãos com pautas sociais do atual governo.
Depois da fala do advogado-geral, o conteúdo passa a divulgar principalmente alguns programas do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida. Do mesmo modo, tenta dar ênfase a iniciativas como o Pé-De-Meia, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a recém-aprovada Lei de Política Nacional de Cuidados.
O lançamento da campanha publicitária coincidiu com o início do curso online “Fé e Democracia”, criado pelo PT para capacitar sua militância no diálogo com evangélicos. A estratégia, no entanto, parece não ter surtido efeito. O baixo engajamento expôs, mais uma vez, o abismo que separa o partido desse segmento da população.
Baixo alcance se repete no Twitter/X
No Twitter/X, o conteúdo também não emplacou. Até a publicação desta nota, a mensagem reunia cerca de 2 mil visualizações. Para efeito de comparação, uma postagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG), feita praticamente na mesma hora que a do PT, já somava quase 200 mil visualizações. No conteúdo, o parlamentar escreve: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão”.