domingo, janeiro 19, 2025
InícioDestaquePSD pressiona por mais espaço no governo e mira troca ministerial

PSD pressiona por mais espaço no governo e mira troca ministerial

Com uma reforma ministerial à vista, o PSD tem articulado internamente formas de ampliar sua influência na Esplanada.

De olho nas eleições de 2026, o partido comandado por Gilberto Kassab quer trocar a Pesca, sob o comando do deputado federal licenciado André de Paula, por uma pasta mais relevante.

Atualmente, a sigla ocupa três ministérios: Pesca, Agricultura (com Carlos Fávaro) e Minas e Energia (com Alexandre Silveira). Os deputados federais da legenda avaliam que as lideranças do Senado são mais favorecidas, pois ficaram com as pastas mais relevantes. Para corrigir tal “injustiça”, querem que a Agricultura fique com um deputado do partido.

O plano, no entanto, tem gerado tensões internas. Isso porque a bancada do Senado não quer perder cargos de relevância. A ideia é colocar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em um cargo no primeiro escalão, depois da eleição para a Mesa Diretora, que acontecerá em fevereiro.

Apesar da pressão do PSD, reforma ampla fica para depois de fevereiro

A complexidade dessas negociações tem feito o governo sinalizar que uma reforma mais ampla só deve acontecer após as eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Antes disso, apenas trocas pontuais estão previstas, segundo o ministro da Casa-Civil, Rui Costa.

O movimento do PSD pela Agricultura, porém, já pôs nomes da bancada na Câmara na disputa pelo cargo. Entre os cotados estão Antonio Brito (PSD-BA), Hugo Leal (PSD-RJ) e Pedro Paulo (PSD-RJ). Os dois últimos contam com o apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), figura estratégica para alianças futuras com o partido em 2026.

Há críticas à condução de Alexandre Silveira nas Minas e Energia, apontado como distante dos deputados e falho no cumprimento de acordos. Apesar disso, Silveira e Fávaro têm boa avaliação dentro do Planalto, o que pode complicar as articulações da bancada do PSD na Câmara.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui