O especialista em tecnologia da Fundição DigitalJohn Linneman, avalia que o PS5 não pode suportar adequadamente a resolução de 8K no nível de hardware atual, mas o Xbox Series X teoricamente pode. Como informamos recentemente, a Sony removeu discretamente o rótulo de 8K que estava colado na caixa do PS5 desde o lançamento em 2020, e o assunto tem sido muito debatido desde então.
No lançamento do PS5, a Sony disse que o console será capaz de produzir em 8K com uma futura atualização de firmware quando o conteúdo compatível estiver disponível. Até agora, apenas um jogo ostentava 8K – The Touryst – mas possui gráficos semelhantes aos do Minecraft.
Linneman diz que os recursos HDMI do PS5 não são suficientes para suportar 8K a 60 FPS sem fazer sérios compromissos. Em segundo lugar, o HDR do console é limitado a 8 bits, o que não é suficiente para saída em 8K. Seria necessário um mínimo de HDR de 10 bits, que vem com o Xbox Series X. “Mesmo que eles (Sony) habilitassem 8K, você não iria querer usá-lo”, concluiu Linneman.
No final das contas, porém, Linneman aponta com razão que 8K ainda não deu certo e pode ter sido um pouco bobo da parte da Sony anunciar isso. A empresa foi acusada de propaganda falsa após a descoberta da caixa PS5 atualizada.