O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou o empresário Pablo Marçal como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. O presidente nacional da legenda, Leonardo Araújo, afirmou que o anúncio oficial deve ser feito na próxima semana.
Araújo disse que a filiação de Pablo Marçal ao partido ocorreu antes do fechamento da janela partidária, no último sábado, 6. A pré-campanha terá foco no empreendedorismo, no resgate de valores da “política séria” e na inclusão social.
O empresário chega para substituir o Padre Kelmon, que no começo de março se filiou ao partido e anunciou a pré-candidatura. O presidente da sigla, no entanto, diz que essa aliança foi construída pela direção anterior. A indicação de Pablo Marçal veio a partir de uma executiva da legenda.
Conhecido como Leonardo Avalanche, o presidente está à frente do PRTB desde o fim de fevereiro. Ele venceu a eleição para o cargo na legenda fundada e presidida por Levy Fidelix.
O partido vive uma disputa interna entre suas alas desde a morte de Levy Fidelix, em 2021. Os conflitos se atenuaram tanto que, em dezembro de 2023, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, decretou intervenção para a escolha de um novo diretório nacional, comissão executiva e delegados.
Saiba quem é Pablo Marçal, pré-candidato a prefeito de SP
Pablo Marçal é formado em Direito e se apresenta nas redes sociais como escritor e investidor. Ele possui mais de 7,5 milhões de seguidores somente no Instagram.
Em maio de 2022, Pablo Marçal lançou sua pré-candidatura à Presidência da República pelo Pros. O empresário, no entanto, teve seu registro cassado pelo próprio partido, que passou a apoiar Lula.
O investidor passou a apoiar Jair Bolsonaro (PL) e se candidatou a deputado federal. Ele teve 243 mil votos. Em outubro, o TSE indeferiu o registro de candidatura.
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro