A sétima missão espacial comercial da Virgin Galactic, a Galactic 07, já tem data para ser lançada: este sábado (8). O lançamento é o segundo da empresa em 2024, depois do VSS Unity, que decolou em janeiro, ter perdido uma peça.
Missão espacial é a sétima comercial da Virgin Galactic
A janela de lançamento para a missão Galactic 07 abre neste sábado às 14h30 (horário de Brasília). O local de partida será o Spaceport America, no sudoeste do Novo México (EUA).
Esta é a sétima missão comercial da Virgin Galactic e a segunda este ano. Na primeira, em janeiro, a empresa lançou a primeira mulher ucraniana ao espaço. No entanto, uma peça do avião foi perdida e motivou uma investigação por parte da Administração Federal de Aviação dos EUA (o Olhar Digital reportou o caso aqui).
Segundo o Space.com, desde 2018, a companhia transporta cargas úteis como parte do programa Flight Opportunities, da NASA. Recentemente, também foi selecionada como fornecedora de voos da agência espacial estadunidense pelos próximos cinco anos.
Na Galactic 07, a aeronave VSS Unity transportará cargas de pesquisa da Universidade de Purdue e da Califórnia (ambas dos EUA). A primeira se concentrará no “respingo de propelente nos tanques de combustível de naves espaciais em manobra”, enquanto a segunda testará novo tipo de impressão 3D em microgravidade.
Tripulação terá astronautas turco, americanos e italiano
- Os passageiros dos voos da Virgin Galactic costumam experimentar alguns minutos de ausência de peso, sem contar a visão única da Terra vista do Espaço;
- Entre os tripulantes da VSS Unity, estão o comandante Nicola Pecile e o piloto Jameel Janjua. Já o avião espacial suborbital, veículo que transporta a nave-mãe até certa altura antes que ligue seu motor, terá o comandante Andy Edgell e o piloto CJ Sturckow a bordo;
- A Galactic 07 ainda contará com o astronauta reserva da Axiom Space (que tem parceria com a Virgin Galactic) Tuva Atasever, da Agência Espacial Turca, e três astronautas particulares;
- A companhia normalmente não divulga os nomes dos astronautas particulares, mas revelou em comunicado que são de Califórnia (EUA), Nova York (EUA) e Itália.