quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioInternacionalProvíncia reconta votos e grupo de Milei perde cadeira no Senado

Província reconta votos e grupo de Milei perde cadeira no Senado

A recontagem de votos na província de San Juan fez com que a coalizão La Libertad Avanza, do presidente eleito da Argentina Javier Milei, perdesse uma cadeira no Senado.

Agora a cadeira será do Unión por la Patria, do ministro da Economia e presidenciável derrotado Sergio Massa. Depois da recontagem, a diferença de votos a favor da frente peronista foi de 1.315, de acordo com o portal Poder360.

De acordo com a revisão feita pela Justiça Eleitoral em San Juan em 1.813 urnas, o Unión por la Patria recebeu recebeu 32,37% dos votos, um total de 155.266. Já o grupo de Milei teve 153.951 votos, um total 32,10%. Milei terá sete senadores na Casa Alta, e o grupo de Massa terá 35.

Milei tem sete senadores e 38 deputados

milei senado 2milei senado 2
Na Câmara dos Deputados, a coalizão de Milei elegeu 38 deputados | Foto: Reprodução/Instagram/javiermilei

O resultado inicial de 22 de outubro indicava vitória do La Libertad Avanza, com 94% das urnas apuradas, o que renderia ao grupo duas cadeiras de senadores. O Unión por la Patria teria apenas uma. Com a nova contagem, o grupo de Massa terá dois senadores, e Milei terá um por San Juan.

Na eleição atual, 24 das 72 vagas do Senado da Argentina estavam em disputa, e 130 das 257 da Câmara dos Deputados. Com a nova apuração, o partido de massa tem 35 senadores, e Milei tem sete. As coalizões precisam de ao menos 37 senadores para ter maioria na Casa Alta.

Na Câmara dos Deputados, a coalizão de Milei elegeu 38 deputados. Já o Unión por la Patria terá 108 no próximo mandato, dez a menos que o atual. No total, são 131 deputados de coalizões de direita na Câmara, e 121 de esquerda. Os demais não possuem orientação política definida.

+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui