As provas de triatlo da Paralimpíada de Paris, previstas originalmente para ocorrer neste domingo, 1º, foram adiadas para esta segunda-feira, 2. O organizadores dos Jogos Paralímpicos tomaram a decisão por causa da má da qualidade da água do Rio Sena. Fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias colaboraram para a falta de balneabilidade do rio, segundo os organizadores.
“A análise mais recente mostra uma deterioração na qualidade da água do Sena após as fortes chuvas dos últimos dois dias”, afirmaram os organizadores em comunicado.
Durante os Jogos Olímpicos de Paris, a contaminação no Rio Sena também resultou em adiamentos das provas de triatlo e de natação em águas abertas. Alguns atletas passaram mal depois de disputarem as provas no local.
Paralimpíada terá 11 provas na modalidade
Para garantir a segurança dos atletas, os organizadores decidiram adiar as provas como medida de precaução. O programa tem 11 provas, que incluem a parte de natação do triatlo no Rio Sena. Os organizadores vão realizar as competições nesta segunda-feira, apesar das condições climáticas adversas que persistem na capital francesa.
A natação no Rio Sena ficou proibida por 100 anos e, agora, na Olímpiada, foi liberada, depois do investimento de quantias vultosas para despoluir o rio. O projeto deu parcialmente certo.
O Brasil tem se destacado nas competições da Paralimpíada de Paris. O país está em terceiro lugar no ranking de medalhas, com total de 24, sendo oito de ouro, quatro de prata e 12 de bronze.