Pela primeira vez na história da TV Globo, três atrizes negras protagonizam as principais novelas da emissora carioca. Duda Santos (“Garota do Momento”), Jéssica Ellen (“Volta Por Cima”) e Gabz (“Mania de Você”).
O momento coincide com o mês marcado pelo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro – data em que se viabiliza ações em combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.
Nas redes sociais, diversos famosos celebraram o marco histórico.
“Hoje não é uma segunda-feira qualquer, é um dia de celebração! Pois com a estreia da novela ‘Garota do Momento’, teremos as 3 principais produções atuais estreladas simultaneamente por protagonistas negras”, começou Taís Araújo, que viu a história sendo reescrita 20 anos após protagonizar a trama de “Da Cor do Pecado”.
“O que será que Ruth de Souza, Léo Garcia e Chica Xavier diriam se estivessem aqui? Ligassem a TV e vissem Duda Santos, Jéssica Ellen e Gabz uma seguida da outra? Brilhando, talentosas, e sobretudo refletindo uma luta que elas começaram lá atrás por narrativas que retratem a pluralidade negra, no país onde a maioria precisou esperar décadas para se ver em papéis de destaque nas telas?”, continuou.
Taís também disse que hoje, se permite comemorar o momento e aplaudir a continuação dos sonhos das ancestrais. “Suas sementes germinaram e os frutos estão em toda a parte, não tem como voltar atrás – e ainda bem. Porque esse é só o começo”, afirmou.
Em seu perfil no X, antigo Twitter, Camila Pitanga, que viveu sua primeira protagonista em “Cama de Gato” (2009), também vibrou com o momento.
Que bom testemunhar e fazer parte disso!! 🫶🏾🫶🏾 https://t.co/6mgYthV2N8
— Camila Pitanga (@CamilaPitanga) November 5, 2024
Atualmente, Pitanga está no time de protagonistas da novela “Beleza Fatal”, primeira produção do gênero da Max na América Latina, com estreia prevista para o dia 27 de janeiro de 2025.
O folhetim tem criação e roteiro de Raphael Montes, um dos nomes por trás da série de sucesso “Bom dia, Verônica”, disponível na Netflix, e terá o universo da beleza e da moda como pano de fundo, explorado as relações de poder neste ambiente.