quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioDestaquePromotor do caso Hunter Biden critica indulto do presidente dos EUA ao...

Promotor do caso Hunter Biden critica indulto do presidente dos EUA ao filho

David Weiss, procurador especial dos Estados Unidos, criticou o perdão presidencial concedido por Joe Biden a um de seus filhos, Hunter Biden. As declarações constam em documentos apresentados nesta segunda-feira, 2, a um tribunal federal da Califórnia. É nessa Corte que o herdeiro do democrata enfrenta acusações de fraude fiscal e posse ilegal de arma.

O perdão concedido por Biden evita a condenação de Hunter. Weiss, responsável pelas acusações, reafirmou a legitimidade de sua atuação e negou interferência política no processo.

Joe Biden, ao anunciar o perdão no último domingo, 1º, descreveu-o como “total e incondicional”, ao alegar que seu filho fora “seletiva e injustamente processado”. Weiss contestou as alegações de motivação política, ao afirmar que são “infundadas”.

Filho de Biden recorreu diversas vezes

Hunter, por meio de seus advogados, apresentou oito moções na Califórnia para rejeitar a acusação de fraude fiscal, utilizando argumentos que não foram aceitos pelo tribunal.

A decisão de Biden surpreendeu a população norte-americana, especialmente depois de suas declarações anteriores de que não interferiria nos processos legais enfrentados pelo filho.

Com o perdão presidencial, espera-se que os juízes Mark Scarsi, na Califórnia, e Maryellen Noreika, em Delaware, formalizem a rejeição das acusações contra Hunter Biden. Depois da concessão do perdão, os advogados de Hunter já solicitaram o arquivamento dos casos na Justiça.

Joe Biden é alvo de críticas de democratas

Políticos, jornalistas, escritores e integrantes do Partido Democrata criticaram o perdão presidencial concedido por Joe Biden a Hunter Biden. Eles chamaram o presidente de “estupidamente egoísta” e “senil”, entre outras críticas.

O escritor norte-americano Chris Cillizza, por exemplo, afirmou que a decisão dará motivo para apoiadores do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, do Partido Republicano, chamarem os democratas de “mentirosos”.

“Jogou sal na ferida” 

Especialista em eleições norte-americanas, Nate Silver disse que a Casa Branca também “mentiu” sobre Hunter. Além disso, afirmou que, com o perdão, Biden “jogou sal na ferida” que ele mesmo causou na marca de seu partido.

Já o governador do Colorado, o democrata Jared Polis, afirmou sentir-se “desapontado” em ver Biden pondo a família à frente do país. Segundo ele, o presidente norte-americano “terminou de manchar sua reputação”.

O governador ainda lembrou que “ninguém está acima da lei”, nem um filho de um presidente. Disse também que Hunter “trouxe problemas legais ao país”.

A “besteira” do presidente dos EUA

Políticos republicanos também criticaram o perdão do presidente ao filho. O ex-congressista Joe Walsh, que desafiou Trump dentro do Partido Republicano, em 2020, disse que Biden cometeu uma “besteira total”.

A decisão do democrata se deu na noite do último domingo, 1º, na reta final de seu mandato. O perdão detalha que o indulto concedido a Hunter é “total e incondicional”



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui