domingo, julho 7, 2024
InícioGeralProjetos indígenas estreiam em redutos de ministros de Lula

Projetos indígenas estreiam em redutos de ministros de Lula

Três terras indígenas no Maranhão, incluindo a aldeia onde nasceu a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (Psol-MA), serão contempladas com a construção de quadras poliesportivas como parte do projeto-piloto do Programa Esporte na Aldeia, em parceria com o Ministério dos Esportes, cujo ministro é o também maranhense André Fufuca (PP-MA).

O Governo Lula estreia os projetos indígenas em redutos eleitorais de seus ministros justamente em um ano de eleições municipais.

O anúncio da colaboração entre os conterrâneos Guajajara e Fufuca aconteceu em São Luís, capital do Estado, e contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), conforme noticiou o UOL.

A justificativa

O Ministério dos Povos Indígenas justificou ao portal de notícias que a escolha do Maranhão se deu em função de o Estado apresentar um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, ficando apenas acima de Alagoas, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Estado do Maranhão abriga a terra indígena Arariboia, que se estende por seis municípios, incluindo Amarante, onde Guajajara nasceu.

Amarante do Maranhão
Amarante do Maranhão, lar dos indígenas Guajajara, parte da Terra Indígena Arariboia, está localizada a 564 km da capital São Luís | Foto: Reprodução/@dronesmaranhao

Desde a posse de Guajajara, houve um aumento significativo no número de filiados ao PSOL nos municípios de Amarante, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, localizados na terra indígena Arariboia.

O partido da extrema-esquerda viu o número de seus membros saltar de 115 para 220 entre janeiro de 2023 e março deste ano.

O financiamento do projeto

O financiamento do projeto, com um orçamento de R$ 2 bilhões, um acréscimo de cerca de R$ 700 milhões em relação ao ano anterior, ficará a cargo do Ministério do Esporte.

A Lei de Acesso à Informação revelou que é o Ministério dos Povos Indígenas que está liderando a definição das comunidades a serem beneficiadas e os critérios para a implementação do projeto-piloto no Maranhão.

De acordo com a pasta, o programa será expandido para outras comunidades indígenas ainda não anunciadas, em todo o país.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui