Um projeto estudou fósseis do Parasaurolophus para recriar o som que o dinossauro fazia. Hongjun Lin, pesquisador da Universidade de Nova York e líder do projeto, criou um conjunto de tubos chamado “linofone” para entender como a crista desse dinossauro poderia ter soado.
Os primeiros resultados do projeto foram apresentados numa reunião virtual da Sociedade Acústica da América, que vai até esta sexta-feira (22). O projeto ainda não terminou, mas já suscita grandes expectativas.
Som do dinossauro Parasaurolophus era bem grave, diz estudo
O linofone é feito de tubos que imitam as câmaras que existiam no crânio do Parasaurolophus. Ele foi construído para ser um modelo físico que mostra o que acontecia dentro da crista do dinossauro.
Para testar o modelo, a estrutura foi pendurada em fios e um pequeno alto-falante foi usado para fazer som passar por ela, enquanto um microfone captava os sons resultantes.
Lin descobriu que a crista amplificava melhor frequências de 581 Hz, 827 Hz e 1056 Hz, o que significa que o som do Parasaurolophus era bem grave — algo que outros estudos também sugeriram.
O linofone tem uma escala de 1:1,5 em comparação com a crista de um Parasaurolophus adulto, então ainda não é uma cópia exata. Mesmo assim, já é um bom começo para os cientistas.
Fato curioso: o projeto foi inspirado por filmes de dinossauro, segundo o IFLScience. Lin decidiu começar essa pesquisa depois de descobrir que os sons dos dinossauros em filmes famosos, como Jurassic Park, eram na verdade uma mistura de sons de animais atuais, como o som de uma tartaruga durante o acasalamento.
Próximos passos
Se fósseis mais bem preservados forem descobertos no futuro, o modelo pode ser atualizado, o que nos daria uma chance de ouvir o som verdadeiro desse dinossauro, que viveu há cerca de 70 a 80 milhões de anos.
Além disso, Lin tem o sonho de transformar o linofone em um plugin digital chamado VST, para que artistas possam usar o som do Parasaurolophus em músicas.
Se houver mais avanços e novas descobertas de fósseis, talvez em breve possamos ouvir o verdadeiro som do Parasaurolophus — uma forma incrível de trazer um pedaço da pré-história para a nossa era moderna!