sexta-feira, fevereiro 28, 2025
InícioDestaqueProjeto “Mães Protetoras, Mães Eficientes” é lançado pela Defesa Civil no Instituto...

Projeto “Mães Protetoras, Mães Eficientes” é lançado pela Defesa Civil no Instituto Rizzo

Dança, emoção e educação marcaram o lançamento do projeto “Mães Protetoras, Mães Eficientes”, da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), no Instituto Rizzo Movement. O lançamento aconteceu na sede da instituição, em Teresina, e reuniu mães, especialistas e representantes de instituições parceiras para um dia repleto de aprendizado, troca de experiências e muita emoção. O evento ocorreu nesta quinta-feira (27).

O projeto tem como objetivo capacitar mães e mulheres cuidadoras na prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros, além de oferecer suporte psicológico e social.

Silvana de Jesus, de 38 anos, é uma das mães beneficiadas pelo Instituto Rizzo, que cuida de mães atípicas. Silvana é mãe de Mikalley, de 11 anos, que tem paralisia cerebral. Ela já enfrentou problemas de engasgo com sua filha e, na época, não sabia como agir. “Eu não sabia como resolver, fiquei desesperada. Tive que chamar uma vizinha. Sabe a sensação de impotência?! Eu fico feliz porque a Defesa Civil conseguiu olhar para a gente e fazer um projeto tão lindo como esse”, contou.

O lançamento do projeto contou com duas palestras. A primeira abordou primeiros socorros no ambiente residencial e familiar. A segunda destacou a importância de cuidar da saúde mental. A coordenadora do projeto, Jane Silva, também mãe atípica, contou que a iniciativa é uma importante ação alinhada ao Protocolo Nacional Conjunto para a Proteção Integral a Crianças, Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Risco e Desastres.

“Nosso objetivo é levar um treinamento de primeiros socorros, orientação de segurança em situações de emergência, preparando essas mães e cuidadoras para lidar com acidentes domésticos, como engasgamento, quedas, queimaduras e choques elétricos, dando ênfase também ao cuidado com a saúde mental delas. Eu sou mãe atípica de gêmeos, entendo essas mães e sei que temos que cuidar de nossos filhos e de nós mesmas”, explicou Jane Silva.

A presidente do Instituto Rizzo, Clara Linda, relatou que a parceria entre a Defesa Civil e o Instituto Rizzo durante o projeto é mais um passo para beneficiar e transformar a vida dessas mães. “A Sedec sugeriu essa parceria e nós a acolhemos. Acreditamos que, com o trabalho unido, podemos ampliar ainda mais o benefício para essas mães que precisam tanto de apoio”, contou.

Com um ambiente de aprendizado, emoção e esperança, o lançamento do “Mães Protetoras, Mães Eficientes” marcou o início de um projeto que promete transformar a realidade de muitas mulheres e de suas famílias, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui