Tem um ditado que diz: se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe vá acompanhado. Assim tem sido a história do INSTITUTO REPÚBLICA BJJ. É algo que emociona e mostra o valor da parceria. Uma parceria que se faz no acolhimento, na troca de experiências, no caminhar juntos, na busca da realização do sonho.
O Projeto começou em junho de 2021, e ” já nos primeiros 20 dias os garotos passaram por uma situação que quase acabou com seus sonhos. Um dos antigos coordenadores, na casa do qual os jovens se hospedavam, resolveu acabar com o projeto em plena madrugada. Enviou uma mensagem às 02h45 da manhã para os dois outros coordenadores informando que os garotos deveriam sair da casa até 08h30 do mesmo dia”, relata o professor Felipe Alencastro, um dos coordenadores que resolveu abrigar esses meninos em sua residência.
E foi assim que nasceu a República BJJ. Com o apoio da esposa Fernanda, e do outro coordenador, professor Nando Alves, os 10 atletas vindos das regiões norte, nordeste, sul e centro-oeste, com idade entre 16 e 27 anos viram aí a oportunidade de crescer e aprender ainda mais junto com outras pessoas que tinham o mesmo sonho.
E a iniciativa vem dando certo desde então. Conseguiram construir um alojamento com a ajuda de doações, vendas de camisas e do próprio professor Felipe. Conseguiram apoio de fisioterapia, oftalmologista, nutricionista, academia de musculação, preparador físico, uma professora de inglês, psicóloga esportiva e de uma padaria que ajuda doando pães.
O início foi difícil, no improviso, mas com o tempo as coisas foram se ajeitando e os resultados começaram a vir. A casa já tem um bicampeão Brasileiro, um vice-campeão Brasileiro e um terceiro colocado. “Dois garotos já viajaram para a Europa, trazendo uma medalha de prata no Grand Slam de Londres, além dos diversos títulos em competições importantes pelo Brasil e aqui em Brasília”, acrescenta.
Reconhecimento
O projeto já está ganhando destaque no mundo do jiu-jitsu com o desempenho dos “meninos da República”. Garotos que largaram família, namorada, trabalho e amigos para conquistar o sonho de viver do esporte que amam. Cada um com sua história de vida e uma trajetória que só faz ainda mais bonita a caminhada. Todos ainda sonham em conquistar mais apoio para que possam conquistar as maiores competições pelo mundo e representar suas famílias, a cidade e o projeto que os acolheu.