quarta-feira, janeiro 1, 2025
InícioDestaqueProjeto Banho Seguro foi um dos destaques da Defesa Civil para reduzir...

Projeto Banho Seguro foi um dos destaques da Defesa Civil para reduzir riscos de afogamentos 

Com o intuito de conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes, a Secretaria de Defesa Civil, por meio da Diretoria de Prevenção, lançou o projeto Banho Seguro, em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). A campanha foi estruturada em três eixos: intervenção educativa, sinalização de segurança e capacitação feita pelo CBMEPI.

O Banho Seguro foi implementado em diversos municípios, como José de Freitas, Bocaina, Paulistana, Nossa Senhora de Nazaré, Piripiri e Pedro II, com ações de conscientização e capacitação da população.

 “O treinamento nos trouxe mais conhecimento e noções de segurança e primeiros socorros para que a gente esteja atento aos riscos sobre as águas. Então, quanto mais conhecimento tivermos sobre os possíveis riscos, teremos maior segurança para exercer as nossas atividades com tranquilidade e segurança”, ressalta Edvan Carvalho, que participou da capacitação realizada pelo Corpo de Bombeiros no município de José de Freitas.

Percepção e mapeamento de áreas de risco geológico

Ainda no âmbito da capacitação, a Sedec realizou o curso em “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico”, uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil. O objetivo foi difundir o conhecimento ligado à percepção e mapeamento de riscos geológicos, buscando maior compreensão dos fenômenos geradores e potencializadores de risco e fortalecendo a capacidade de gestão de riscos e resposta a desastres naturais no país.

Campanhas educativas à população

Além disso, através dos canais de comunicação, a Defesa Civil intensificou os alertas para os cuidados no período seco e de baixa umidade, com cards informativos nas redes sociais e o diálogo direto com a população, através da 2ª edição da Blitz do “B-R-O Bró”.

A intervenção educativa ocorreu na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina, com o objetivo de sensibilizar a população sobre cuidados com a saúde e orientações para este período de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Foram realizadas diversas atividades e dinâmicas junto à população, além da oferta de serviços na área da saúde e orientações de uma equipe multidisciplinar com profissionais nas áreas da segurança e meio ambiente.

Blitz_Defesa_Civil13_JPEG_c4ac86c2b0.jfif

Capacitação de populações ribeirinhas

Outra ação de atuação na prevenção foi voltada para as populações ribeirinhas. Por meio de um termo de cooperação em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a ação envolveu várias inovações tecnológicas, com a utilização de equipamentos como drones, GPS e pluviômetros para que a comunidade capacitada possa registrar os dados locais e, dessa forma, enviar, informar para os setores de segurança do estado, Centro de Monitoramento e Alertas Desastres Naturais Nacional (Cemadem).

Whats_App_Image_2024_05_28_at_09_25_37_9e762cc07c.jpeg

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui