Reunindo grandes nomes da música sertaneja, o grupo Amigos é responsável pela primeira apresentação do festival Salve o Sul nesta sexta-feira (7). Formado por Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leonardo, os cantores se unem para celebrar as canções tradicionais das duplas.
Iniciado em um especial de final de ano da Rede Globo, o primeiro programa que reuniu os sertanejos foi em 1995. Nas primeiras cenas, os Amigos apareciam reunidos em uma mesa fazendo uma refeição e falando sobre a importância da amizade. Depois disso, eram mostrados em um grande palco, junto a uma superprodução com luzes e bailarinos, cantando seus sucessos em versão instrumental.
Entre as músicas cantadas em conjunto pelas duplas pelos anos estão “Luar do Sertão”, “Te Amo Cada Vez Mais (To Love You More)”, “Festa de Rodeio”, “Marcas Do Que Se Foi”, entre outras. O festival ainda contava com participações especiais como Daniel, Simone e Fat Family, que fizeram aparições durante os anos.
Cerca de 100 mil pessoas estiveram presentes no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, onde foi gravado o espetáculo. O sucesso foi tanto que a Rede Globo reprisou o programa duas vezes no ano seguinte — em março e junho de 1996 — e seguiu com as edições de final do ano na televisão.
O programa seguiu com edições até dezembro de 1998, quando o encerramento da união foi anunciado. Na época, o grupo tinha um integrante a mais do que atualmente — Leandro, dupla de Leonardo. O cantor faleceu em junho de 1998, vítima de um câncer de pulmão.
No mês que sucedeu a morte do artista, a emissora organizou um show do Amigos como parte do projeto “Brasil 500”, gravado em Paris, na França. Pela primeira vez, o grupo se apresentou sem Leandro — com uma entrada de Leonardo cantando sozinho “Força Estranha”, de Roberto Carlos, que diz: “Uma força me leva a cantar […] Por isso é que eu canto/Não posso parar”.
O último show do Amigos aconteceu no especial de final de ano da Rede Globo em de 1998, gravado no mesmo espaço do primeiro show, em São Caetano (SP).
O retorno
Vinte anos após o encerramento do projeto, em 2019, os integrantes anunciaram a volta do Amigos em uma turnê por todo Brasil. “Amigos 20 anos – a História Continua” levou os cinco sertanejos inicialmente para o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), seguindo para Barretos (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e mais cidades — até terem as apresentações interrompidas pela pandemia.
Em 2022, os Amigos voltaram a anunciar shows pelo Brasil, mantendo, até o momento, uma agenda intercalada com os shows das duplas separadamente.
“Sempre digo que Amigos dá muito certo porque não é um programa que virou uma amizade, é uma amizade que virou um programa. A gente se sente muito bem juntos, gostamos de conversar, abraçar, tirar sarro, é uma história construída. É ter o privilégio de estar ao lado das pessoas que você achava que seria só fã, mas é seu colega de trabalho”, disse em entrevista ao Gshow durante os bastidores de um programa do Altas Horas.