Existem coisas na vida com as quais estamos acostumados. Aquelas para as quais estamos preparados. E existem aquelas que nos pegam totalmente de surpresa. É o caso de um projeto recém-lançado pela Volkswagen na Alemanha.
O departamento de veículos clássicos comerciais da montadora desenterrou uma ideia da década de 1950. Imagine uma Kombi, um dos carros clássicos da marca. Só que coloque ela sobre trilhos.
Esse é o conceito do projeto Klv-20, que nasceu em 1955 e que voltou a operar neste ano, numa exibição na cidade de Lengenfeld.
Leia mais
Uma curiosidade interessante é que o Klv-20 foi desenvolvido naquela época para servir como um veículo de trabalho para a ferrovia federal da Alemanha, a Deutsche Bundesbahn. Ele levava funcionários rapidamente para pontos diferentes da ferrovia.
Como a estatal precisava com certa celeridade de veículos de serviço compactos, ela encomendou um vagão ferroviário Volkswagen Transporter em vez de projetar um novo veículo do zero.
A montadora, então, decidiu usar algo que já tinha e que fazia sucesso: pegou uma Kombi e colocou uma estrutura de trem por debaixo dela.
A operação do Klv-20 durou até o fim dos anos 70, quando a ferrovia federal da Alemanha decidiu aposentar o modelo.
Apesar do passeio de exibição feito neste ano, a Volkswagen não planeja retomar a produção desse veículo. Ele ficará apenas à mostra no museu da marca.
Como essa Kombi é por dentro
- Mecanicamente, o veículo vem com um motor Volkswagen de quatro cilindros, com rendimento de 28 cv de potência.
- A força gerada é transferida para as “rodas” a partir de dois eixos de corpos articulados.
- A potência de parada vem de um sistema de freio de sapata óleo-hidráulico ativado por pedal.
- O carro é movido por um motor boxer a gasolina de quatro tempos e transmissão manual de quatro velocidades com marcha ré.
- Um detalhe estético interessante é que os icônicos faróis redondos não estão lá, assim como suas lanternas traseiras.
- Para atender melhor às regulamentações ferroviárias, a Kombi-trem possui duas luzes dianteiras brancas quase no teto do carro – e só.
- Por dentro, o veículo possui três fileiras de bancos estofados, totalizando oito lugares.
- Além disso, o veículo não possui volante nem retrovisor – o que é meio óbvio, já que ele anda somente sobre trilhos.
As informações são do New Atlas.