Como parte das ações formativas de 2025 do Projeto Acervo Público – Dança e Teatro, o público poderá participar da oficina gratuita “Mata Miolo”, conduzida pelo bailarino, coreógrafo e gestor cultural Datan Izaká, entre os dias 7 e 11 de abril, das 15h às 18h, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, em Teresina. O encerramento deve contar com o compartilhamento público dos processos da oficina, no dia 11 de abril, às 19h, no mesmo local.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias 1º e 5 de abril, por meio de formulário virtual. A oficina oferece 12 vagas para pessoas interessadas em vivenciar processos criativos a partir de referências da dança e das manifestações populares urbanas.
A Oficina Mata Miolo é concebida como um “ritual de convocação, festa e matança do miolo do boi” – uma abordagem subjetiva da figura do brincante que dá vida ao boi brinquedo.
Para Datan Izaká, que também é coordenador de Dança do Projeto Acervo Público – Dança & Teatro, “ser miolo é estar em estado de dança, de atravessamento, é lidar com a matéria carcaça e vibrar presença. Essa oficina convoca os corpos a experimentarem a tradição como invenção e como cena dançada”.
A oficina é uma realização do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes e do Redemoinho de Dança, com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab – Piauí), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) do Governo do Piauí e do Ministério da Cultura do governo federal. A ação conta ainda com o apoio da Biblioteca Cromwell de Carvalho.
Sobre o artista