A proibição do banho de sol e visitas nos cinco presídios federais, adotada após a fuga de dois presos na unidade de Mossoró (RN), não será prorrogada pelo Ministério da Justiça.
A suspensão termina nesta quarta-feira (21), quando se completa uma semana da inédita fuga do sistema prisional federal criado em 2006. A rotina nas penitenciárias de segurança máxima será retomada amanhã.
Inicialmente, a proibição de banho de sol e visitas sociais e de advogados, e de todas as atividades de assistência educacional, laboral e religiosa, à exceção dos atendimentos emergenciais seria adotada até sexta-feira (16) para fazer um bate-fino nas unidades.
O Ministério da Justiça, no entanto, acabou ampliando até esta quarta-feira (21) a suspensão do banho de sol, as visitas sociais e de todas as atividades de assistência educacional, laboral e religiosa.
A nova portaria, porém, permitiu o retorno dos atendimentos de saúde, de advogados e cumprimento de decisões judiciais.
As cinco penitenciárias federais do Brasil ficam em Catanduvas (PR), Brasília (DF), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN).
Como mostrou a CNN, a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública em portaria publicada na noite de terça-feira (20) fez uma série de recomendações aos cinco presídios.
Entre as medidas está a obrigatoriedade de revistas diárias em todas as celas, pátios e parlatórios — onde os presos têm contato com familiares.
As unidades prisionais também foram orientadas a fazer a substituição imediata das câmeras de videomonitoramento com baixa qualidade de imagem, assim como as que estão sem funcionar.
Compartilhe: