A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) deu início a entrega dos primeiros botijões de sêmen aos pequenos e médios produtores do Piauí, por intermédio do programa Piauí Mais Genética. O objetivo é promover o aprimoramento genético do rebanho do Estado, utilizando material genético de alta qualidade, proveniente dos melhores touros do Brasil.
O diretor de Inovação da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), André Nogueira, destacou os avanços do projeto que promete transformar a pecuária no estado. De acordo com o diretor, mais de 80 municípios já manifestaram interesse em participar e mais de 500 produtores estão sendo atendidos na primeira fase do programa.
“O objetivo principal do programa é melhorar o rebanho bovino do Piauí por meio da inseminação artificial, o que contribui para o aprimoramento genético dos animais e, consequentemente, para o aumento da produtividade e da qualidade do rebanho. Este é um projeto que vai não apenas aumentar a renda dos produtores, mas também contribuir para fixar o homem no campo, melhorando sua qualidade de vida”, afirma.
Inseminação de Alta Qualidade: Transformando a Pecuária no Piauí
A inseminação artificial é um dos principais pilares dessa ação. Durante o ano todo, os produtores têm acesso a sêmen de touros geneticamente superiores, o que contribui diretamente para o aumento da produtividade e qualidade da carne e leite no estado. A operação de inseminação é contínua, mas ganha uma intensidade maior durante o período chuvoso, quando as condições climáticas favorecem a recepção do sêmen pelas fêmeas e, consequentemente, aumentam as taxas de prenhez.
Estratégia de fortalecimento da cadeia produtiva
O programa é uma das estratégias do governo estadual para fortalecer a pecuária e atrair novos investimentos, como a instalação de frigoríficos, visando fechar uma cadeia produtiva que vá desde a criação dos bezerros até o abate final, agregando valor aos produtos do estado.
Atendimento aos criadores de corte e leiteiro com raças específicas
Para atender tanto os pequenos quanto médios criadores, o programa oferece quatro raças para diferentes necessidades: o Nelore, para animais de corte, e o sêmen de três raças para produção leiteira: Girolando, Holandesa e Gileiteiro. As combinações genéticas são cuidadosamente planejadas para atender às características de cada propriedade e região, visando ao máximo de eficiência na produção.