sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioSaúdePrograma de diabetes do Lineu Araújo realiza quase 8 mil atendimentos em...

Programa de diabetes do Lineu Araújo realiza quase 8 mil atendimentos em 2023

Um total de 7983 atendimentos foram realizados em 2023 pelo Programa de Atenção ao Diabético de Risco (PADIR), que funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. Trata-se de um espaço dedicado ao atendimento especializado aos portadores das formas mais graves da doença.

Desses atendimentos, 435 foram consultas na área de angiologia, 365 de cardiologia, 2849 de endocrinologia, 860 de nutrição e 1055 com médico oftalmologista, além de 2419 atendimentos de rotina do Programa do Diabético, com um profissional de enfermagem. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que administra o Lineu Araújo.

Outros profissionais que compõem a equipe do programa são de psicologia, enfermagem, serviço social, estomaterapeuta (trata de lesões na pele), técnico em enfermagem e odontologia, com encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “A equipe multiprofissional com vários especialistas garante que o atendimento seja completo para tratar e acompanhar os pacientes diabéticos”, diz Francisco Cavalcante, diretor do centro.

O atendimento no PADIR acontece de segunda a sexta-feira à tarde e é voltado os pacientes diabéticos mais graves que têm comorbidades e os insulino dependentes tipo 1 e 2. Além disso, é mantido o Programa Pé Diabético, serviço especializado de acompanhamento dos pacientes com diabetes e com risco de desenvolvimento do “pé diabético”.

Para ter acesso ao PADIR, os pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que faz o encaminhamento para o Lineu Araújo.  As UBS realizam atendimento inicial e de acompanhamento aos diabéticos com as ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui