Na manhã desta quarta-feira, 4, um idoso de 66 anos morreu enquanto surfava em uma piscina de ondas artificiais em Garopaba, no sul de Santa Catarina, de acordo com o Corpo de Bombeiros. As informações são do portal G1.
A vítima, identificada como Daniel Loriggio, era moradora de Florianópolis e proprietária de um imóvel, conhecido por suas piscinas com ondas artificiais que atraem muitos esportistas. Ele também era professor aposentado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo a Surfland Brasil, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) está elaborando um laudo para determinar a causa da morte. Depois de se afastar da prancha, Loriggio foi visto desacordado na água e resgatado do parque pela equipe de segurança aquática ainda com sinais vitais.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e do helicóptero Águia da Polícia Militar foram acionadas e prestaram os primeiros socorros, mas a morte foi confirmada no local. A equipe de enfermagem do parque assumiu os cuidados da vítima. O parque permaneceu fechado durante todo o dia.
UFSC e parque de Santa Catarina lamentam morte
Em nota, a empresa que administra o parque de Santa Catarina confirmou a morte de Daniel Loriggio e lamentou o acidente. “É com imenso pesar que informamos o falecimento de um de nossos clientes proprietários nas dependências da Surfland Brasil”, declarou.
“O cliente foi avistado desacordado na água, logo depois de se afastar da prancha”, informou. “Em questão de segundos, ele foi resgatado pela equipe de segurança aquática, ainda com sinais vitais, e recebeu os primeiros socorros, com o apoio do Corpo de Bombeiros, SAMU e da equipe médica avançada do helicóptero Águia da PMSC.”
A empresa ainda disse estar “profundamente consternada” com a morte de Daniel Loriggio. “Expressamos nossas sinceras condolências à família e aos amigos neste momento tão difícil”, destacou.
“Informamos que o Parque foi fechado imediatamente e permanecerá assim durante o dia de hoje, 4. Agradecemos pela compreensão e pelo apoio de todos neste momento tão sensível e triste”, concluiu a nota da empresa.
A Universidade de Santa Catarina também emitiu uma nota de pesar pela morte do professor aposentado, nesta quinta-feira, 5. “A comunidade universitária solidariza-se com a família e com os amigos, colegas de trabalho e alunos do professor Daniel neste momento de dor”, disse a nota.
“O professor ingressou como docente na UFSC no ano de 1983 e lecionou no mesmo Departamento ao longo de seus 34 anos de serviço, aposentando-se em 2017. Após sua aposentadoria, seguiu trabalhando como professor voluntário. Sua especialidade era na área de estruturas”, salientou a instituição.