quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaProcuradoria da Mulher no Senado diz que denúncias contra Silvio Almeida são...

Procuradoria da Mulher no Senado diz que denúncias contra Silvio Almeida são ‘gravíssimas’

Por meio de nota divulgada nesta sexta-feira, 6, a Procuradoria da Mulher no Senado classificou como “gravíssimas” as denúncias de assédio sexual feitas contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Conforme o portal Metrópoles, uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O ministro nega todas as acusações, e Anielle ainda não se manifestou sobre o assunto.

“A Procuradoria da Mulher no Senado Federal, por mim liderada, considera gravíssimas as denúncias de assédio sexual atribuído ao ministro de Estado Silvio Almeida e espera que sejam investigadas com o rigor e a celeridade que o caso exige, resguardado o princípio legal da ampla defesa”, informou em nota a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), procuradora da mulher do Senado.

As denúncias contra o ministro foram reveladas pela organização Me Too Brasil, que alegou que as “vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional para a validação de suas denúncias”. “Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa”, informou a entidade.

“Nossa solidariedade e nosso apoio à ministra Anielle Franco e às demais denunciantes são irrestritos”, continuou Zenaide. “O próprio Governo Federal reconhece a gravidade das denúncias e iniciou investigação. Seguimos unidas e acompanhando o caso.”

O ministro repudiou com “absoluta veemência” as acusações, que chamou de “mentiras que estão sendo assacadas contra” ele. “Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se reunir, separadamente, com Silvio Almeida e com Anielle em Brasília nos próximos dias. A Comissão de Ética da Presidência da República abriu de ofício uma investigação para apurar as denúncias recebidas pela Me Too Brasil.

A pedido de Lula, o ministro conversou, ontem, com o controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, para tratar sobre as denúncias. O caso também vai ser investigado pela Polícia Federal.

Bancada Feminina comenta denúncia de assédio contra Silvio Almeida

Em nota, a senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da Bancada Feminina, informou que o grupo tem “profunda preocupação” com as denúncias contra o ministro.

“Reconhecendo a seriedade da acusação, reforçamos a necessidade de uma investigação célere, transparente e rigorosa, que garanta a imparcialidade e o respeito aos direitos de todas as partes envolvidas”, informou em nota.

“É fundamental que as vozes das mulheres que denunciam sejam ouvidas, acolhidas e respeitadas, assim como deve ser assegurado o direito de defesa ao ministro Silvio Almeida”, continuou. “Nosso compromisso é com a Justiça e com a proteção de todos os direitos, sem exceções.”



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui