A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) multou a Enel nesta segunda-feira, 4, em R$ 13,3 milhões. Segundo o órgão, a companhia apresentou “má prestação de serviço” durante o apagão registrado no dia 11 de outubro.
Na ocasião, mais de 3,1 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica na região metropolitana da capital paulista. O problema perdurou por dias para alguns clientes.
Em comunicado, a Enel não confirmou o pagamento da multa, mas afirmou seu compromisso com os clientes. A empresa diz que planeja continuar investindo para minimizar o impacto no serviço frente ao avanço dos eventos climáticos.
A Enel alegou que o vendaval de outubro “foi o mais forte registrado na Região Metropolitana nos últimos 30 anos”, e que, dos mais de 3 milhões de afetados com o apagão, 1 milhão de consumidores tiveram o retorno da energia na mesma noite.
“A companhia precisou reconstruir trechos inteiros da rede elétrica e restabeleceu a energia gradativamente para todos os clientes afetados em menos de seis dias”, disse a Enel, em comunicado.
Enel já recebeu outras multas por apagão
De acordo com o Procon-SP, esta é a terceira multa enviada à Enel dentro em um ano, todas pelo motivo de má prestação de serviços em ocorrências de outros apagões.
Em novembro do ano passado, a Enel foi penalizada em R$ 12,7 milhões depois de um apagão afetar mais de 2,1 milhões de pessoas por dias.
Uma segunda multa, também de R$ 12,7 milhões, foi aplicada por falhas em março deste ano.
“Já os prazos para recurso da segunda autuação, feita no primeiro trimestre deste ano (apagão de março), também de R$ 12,7 milhões, ainda se encontram vigentes”, informou o Procon-SP, em nota.