Um erro técnico na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês) causou interrupções nas negociações de algumas ações na abertura dos mercados nesta segunda-feira, 3. Vários papéis foram congelados devido à alta volatilidade.
De acordo com a NYSE, a pausa iniciou-se às 9h e acabou por volta das 11h, permitindo a retomada das negociações. O problema técnico foi atribuído às faixas de preços publicadas pelo Processador de Informações de Valores Mobiliários da Associação de Fita Consolidada (SIP).
O SIP é um feed de dados único que processa e consolida ofertas, solicitações de cotações e transações de todas as bolsas dos Estados Unidos. As faixas de negociação-limite regulam quando as ações são pausadas devido à volatilidade.
As ações de Classe A da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, foram negociadas incorretamente a US$ 185,10 por volta das 9h50. Isso representa uma queda de 99,97% em relação ao preço de fechamento anterior de US$ 627,40.
A NuScale Power Corporation também registrou uma falha semelhante, com negociações cerca de 99% abaixo do preço anterior.
Instabilidade na Bolsa de Valores
As interrupções ocorrem dias dias depois de uma falha deixar o índice S&P 500 sem preços ao vivo por uma hora. O incidente ocorre enquanto o mercado se adapta a tempos de liquidação mais rápidos para negociações de ações nos EUA.
Na ocasião, as ações da Chipotle caíram 1,2%, às 9h44, quando foram interrompidas, e retomaram as negociações às 10h21, caindo cerca de 2,5%. Já os papéis da Abbott registraram alta de até 1,9% nesta segunda-feira. As paradas são geralmente desencadeadas por mudanças rápidas e grandes no preço e volume.
As interrupções lembram um incidente ocorrido em janeiro de 2023, quando um erro no sistema de backup da Bolsa de Valores de NY em Chicago causou oscilações violentas de preços de centenas de ações na abertura do mercado.