Teve um problema com uma compra paga pelo PayPal? Calma, há como solucionar: a plataforma oferece um mecanismo de disputa, na qual o comprador pode enviar uma queixa ao vendedor antes de abrir uma reclamação formal. A seguir, entenda como esse recurso funciona.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
A disputa é uma etapa prévia à reclamação formal. Segundo a plataforma, trata-se de uma “fase de investigação da reclamação”. Ou seja, o momento em que o comprador apresenta o problema ao fornecedor pela central de soluções do PayPal.
“Neste momento, o PayPal não está envolvido no processo”, afirmaram.
A disputa pode ser aberta em três situações: quando produto não recebido, é significativamente diferente da descrição ou teve erro de cobrança.
Após a abertura da disputa, o vendedor será notificado para entrar em contato com o cliente. Em uma página de suporte, o PayPal informa que “os compradores tendem a transformar a disputa em uma reclamação após aproximadamente 4 dias”.
Por isso, é importante responder quanto antes.
Ao transformar em uma reclamação, o caso conta com a intervenção da plataforma. Mas as duas partes têm até vinte dias para fazer a “conversão” da queixa.
“Se a disputa não for transformada em uma reclamação dentro do prazo de 20 dias, o caso será encerrado automaticamente no 21º dia e o pagamento retido será liberado”, explicaram.
Como abrir uma disputa no PayPal
Tempo necessário: 4 minutos.
- Acesse a Central de Disputas
No navegador, acesse o seguinte endereço: paypal.com/disputes/. Caso seja solicitado, acesse a conta do PayPal com o seu login e senha.
- Inicie uma disputa
Clique em “Reportar um problema”.
- Selecione uma compra
Na tela a seguir, escolha a compra para abrir uma disputa. Para ver mais detalhes sobre a transação, clique sobre o nome do estabelecimento. Em seguida, o PayPal vai mostrar o meio de pagamento, detalhar o valor e muito mais.
- Clique em “Continuar”.
- Registre o seu caso
Agora é só seguir as instruções oferecidas pelo PayPal para registrar o caso. Depois, aguarde o retorno do vendedor.
Com informações de PayPal