A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) ultrapassou a meta anual de um milhão de mudas nativas e frutíferas distribuídas em todo o estado, por meio do Programa PRO Verde Piauí. A Semarh pretende até o mês de dezembro entregar um milhão e meio de mudas aos municípios piauienses. A ação contribui diretamente para a arborização, recuperação de áreas degradadas e atingidas por incêndios florestais, reforçando também a agricultura familiar, gerando emprego e renda.
O programa conta com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Até outubro de 2024, foram 1.134.495 mudas nativas e frutíferas, das quais 902.535 foram distribuídas e 231.960 plantadas, por meio de reposição florestal, do ICMS Ecológico e do plantio em parceria com os municípios.
A meta é distribuir quatro milhões de mudas até 2026. No portal da Semarh é possível acompanhar, através de um mapa interativo, as ações em números do programa realizadas em mais de 100 municípios.
De acordo com o superintendente da Semarh, João Victor Oliveira, o PRO Verde Piauí integra o programa Eco Piauí, que promove a entrega e o plantio de mudas de plantas. “O programa atende a solicitação dos municípios, escolas estaduais e municipais, assentamentos, por meio de ofício enviado à Semarh, para que possamos recuperar cada vez mais a vegetação do nosso estado”, ressalta.
O gestor acrescenta que as mudas de plantas frutíferas e nativas, são destinadas prioritariamente para a recuperação de áreas degradadas em locais que foram atingidas por incêndios florestais e por desmatamento ilegais, mas também à população em geral e aos agricultores locais que possuem interesse em fazer o plantio em suas propriedades, gerando emprego e renda e promovendo também a economia local com conscientização ambiental.
O PRO Verde também é realizado nas escolas em conjunto com o programa Eco Educação voltado para ações de educação ambiental com os alunos . Dentre as atividades, os estudantes participam de uma dinâmica focada no papel e importância das árvores no meio ambiente, além da conscientização ambiental com entrega de cartilhas e orientações sobre o plantio.
“Estas são ações que transformam os cidadãos em agentes ativos na proteção do meio ambiente. Estamos cumprindo o compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles, fortalecendo as ações de educação e conscientização ambiental, contribuindo diretamente para a diminuição dos impactos das mudanças climáticas e de áreas degradadas”, destaca o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.
PRO Verde Piauí
O programa PRO Verde Piauí busca atender aos compromissos do Acordo de Paris e a redução do aquecimento global, com a meta audaciosa da distribuição de um milhão de mudas anualmente, até 2026.
Os municípios, associações e assentamentos interessados na doação das mudas, devem formalizar por meio de ofício junto ao protocolo da Semarh ([email protected] e 86 99469877).